Para requerimentos ao PPGCOM, use o Sei!
A UFMT adota o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!) para a tramitação de processos administrativos.
Assim, para solicitações à Coordenação e ao Colegiado do PPGCOM, consulte os formulários abaixo para identificar o documento que corresponde a sua demanda. Faça download do arquivo, preencha o formulário, assine-o e envie ao PPGCOM pelo Sei! Depois é só acompanhar a tramitação de seu processo.
Para informações detalhadas sobre o uso do Sei!, consulte a página da UFMT.
DISCENTES
Matrículas em Disciplinas e Trancamentos
Requerimento para Matrícula em Disciplina - ALUNO REGULAR DE OUTRO PPG Requerimento de Cancelamento de Matrícula em Disciplina Requerimento de Trancamento de Matrícula Requerimento de Primeira Matrícula no PPGCOM - Candidato/a/e aprovado/a/e em processo seletivo
Aproveitamento de Disciplinas e Créditos
Requerimento de Aproveitamento de Disciplina cursada como Aluno Especial
Homologação de Atividades Curriculares
Solicitação de Homologação de Atividades Curriculares - Baixe aqui a versão word versão em word) Solicitação de Homologação de Atividades Curriculares - Baixe aqui a versão em pdf * A pedido de homologação de atividades curriculares deve ser encaminhado antes do pedido de defesa de dissertação * Recomenda-se que o pedido seja enviado 30 dias antes do envio do pedido de banca de defesa. Consulte aqui a Resolução FCA-PPG em Comunicação Nº 1/2022, para conferir a tabela de atividades aceitas e as pontuações.
Relatório Discente Semestral
Relatório Semestral de Discentes Regulares do PPGCOM (Baixe versão em word) * O relatório deve ser entregue semestralmente, antes do período de matrícula do semestre subsequente. * A homologação da matrícula pela Coordenação depende da entrega do relatório (Decisão do Colegiado, em 27 de maio de 2022). * Ficam isentos apenas estudantes ingressantes. Obrigatório a partir do segundo semestre.
Relatório Discente Semestral
Relatório Semestral de Discentes Regulares do PPGCOM (Baixe versão em word) Relatório Semestral de Discentes Regulares do PPGCOM (Baixe versão em pdf) * O relatório deve ser entregue semestralmente, antes do período de matrícula do semestre subsequente. * A homologação da matrícula pela Coordenação depende da entrega do relatório (Decisão do Colegiado, em 27 de maio de 2022). * Ficam isentos apenas estudantes ingressantes. Obrigatório a partir do segundo semestre.
Estágio de Docência
Orientações para realização de estágio de docência no PPGCOM - Atualizado em 2 de maio de 2022 Plano de Trabalho de Estágio de Docência Relatório de Estágio de Docência Formulário de Solicitação de Cadastro de Monitor/Estagiário no Portal Acadêmico/AVA * O Estágio de Docência é obrigatório para bolsistas e está disciplinado pelos artigos 27, 28 e 29 do Regimento Interno do PPGCOM.
Auxílio-Discente – Programa de Apoio à Pós-graduação – PROAP/CAPES
Regras e informações gerais sobre Auxílio-Discente PROAP/CAPES - Consulte aqui Formulário de Solicitação de Auxílio-discente - PROAP/CAPES - Baixe aqui Formulário de Prestação de Contas - Auxílio-discente - PROAP/CAPES * O/a discente deve ler, atentamente, as regras de concessão do auxílio e obedecer os procedimentos de solicitação. * Os documentos necessários para a solicitação e a prestação de contas constam dos respectivos formulários. * A prestação de contas deve ser feita em até 5 dias após o efetivo recebimento do recurso, sob pena de obrigação de devolução. 1º prazo para encaminhamento de solicitações de auxílio-discente à Coordenação: 30 de agosto de 2024 2º prazo para encaminhamento de solicitações de auxílio-pesquisador à Coordenação: 31 de outubro de 2024 Informações adicionais: Consulte aqui o Manual Orientativo da PPOPG Instrução Normativa PROPG nº 01, de 28 de março de 2023 - Consulte aqui
Exame de Qualificação
Autorização de Banca de Exame de Qualificação (baixe aqui a versão em word) Autorização de Banca de Exame de Qualificação (baixe aqui a versão em pdf) *De acordo com o Regimento Interno, deve ser realizado até o 18º mês de matricula no curso. *Prorrogações são possíveis apenas para casos singulares, devidamente comprovados. Prorrogação de Exame de Qualificação (baixe aqui a versão em word) Prorrogação de Exame de Qualificação (baixe aqui a versão em pdf)
Defesa Pública de Produto Final (Dissertação de Mestrado)
Autorização de Defesa Pública de Dissertação (Baixe aqui a versão em word) Autorização de Defesa Pública de Dissertação (Baixe aqui a versão em pdf) *De acordo com o Regimento Interno, a defesa pública de dissertação deve ocorrer até o final do 24º mês de matrícula no curso. Após a defesa, conheça as regras para envio da versão final do trabalho e solicitação do diploma. Clique aqui. *Prorrogações são possíveis apenas em casos singulares, devidamente comprovados, conforme previsão do Regimento Interno. Prorrogação de Defesa de Dissertação (Baixe aqui a versão em word) Prorrogação de Defesa de Dissertação (Baixe aqui a versão em pdf)
Procedimentos após a Defesa da Dissertação, para fins de diplomação
CLIQUE AQUI para consultar os procedimentos para entrega da versão final da dissertação e a solicitação do diploma Modelo de apresentação da versão final da dissertação no PPGCOM - Clique para baixar em word
DOCENTES
Financiamento de Pesquisadores Docentes – PROAP/CAPES
* O auxílio-pesquisador/a proveniente do PROAP destina-se ao custeio de docentes permanentes (Decisão do Colegiado em 27.05.2022) * Os documentos necessários para a solicitação e a prestação de contas constam dos respectivos formulários. * Devido ao elevado valor e à impossibilidade de custeá-las, as passagens não são itens financiáveis. * Solicitações de diárias devem ser feitas com antecedência mínima de 15 dias antes do evento. * Pedidos de auxílio a pesquisador/a e pedidos de diárias devem ser enviados em processos diferentes. Documentos Orientadores Orientações do PPGCOM sobre pedido e prestação de contas de Auxílio-Pesquisador - Inscrição eventos e outras despesas Orientações do PPGCOM sobre pedidos e prestação de contas de Passagens e Diárias Manual PROPG sobre Auxílio a Pesquisadores - Consulte aqui Manual PROPG sobre Concessão de Passagens e Diárias - Consulte aqui Instrução Normativa PROPG nº 01, de 28 de março de 2023 - Consulte aqui Formulário-padrão interno para solicitação Formulário de Solicitação de Auxílio-Pesquisador e de Diárias - Baixe aqui (Este formulário deve ser enviado, via Sei!, tanto nos processos de auxílio a pesquisador quanto nos de diárias. (Para cada tipo de pedido, auxílio ou diárias, o docente deve observar os documentos necessários. 1º prazo para encaminhamento de solicitações de auxílio-pesquisador à Coordenação: 30 de agosto de 2024. 2º prazo para encaminhamento de solicitações de auxílio-pesquisador à Coordenação: 31 de outubro de 2024. PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE DIÁRIAS OU DIÁRIAS E PASSAGENS: * No caso de diárias, ao retornar da viagem, o docente deve incluir, no Sei, o relatório de viagem, disponível no Sei-UFMT. * Para passagens e diárias, além do relatório de viagem, deve incluir, também, os bilhetes de viagem. * Depois de incluídos os documentos, deve notificar a Secretaria (ppgcomufmt@gmail.com) para providências.
Pedido de Divulgação – Projeto “Tornar Comum”
Formulário de Pedido de Divulgação Os pedidos de divulgação serão incluídos na programação do Projeto de Extensão Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder, que se reúne quinzenalmente. Pedidos urgentes devem ser encaminhados para ppgcommidiaufmt@gmail.com, com todas as informações solicitadas no formulário.