Comissão de Autoavaliação

Que Programa queremos ser? Avaliar para planejar

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT possui uma Comissão de Autoavaliação, cujo funcionamento está previsto no Regimento Interno, à qual cabe conduzir o processo de planejamento estratégico do Programa para o quadriênio em curso (2021-2024), bem como acompanhar, ano a ano, os avanços e recuos da pós-graduação em relação às metas e aos objetivos traçados por aqueles/as que constituem o PPGCOM, pesquisadores/as docentes e discentes.

A Comissão de Autoavaliação trabalha em sintonia com a Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento Docente, sendo que a primeira impacta diretamente o trabalho da segunda, já que a avaliação contínua do Programa contempla um olhar atento para a produção intelectual do corpo docente.

O trabalho da Comissão de Autoavaliação é permanente. No início de cada quadriênio, cabe à Comissão a condução do processo de Planejamento Estratégico, que visa analisar o PPGCOM na sua globalidade, tendo como referência as Fichas de Avaliação da área de Comunicação e Informação da CAPES.

As Fichas de Avaliação são o principal referencial de autoavaliação do Programa. O documento direciona a construção dos objetivos e metas estratégicas para a manutenção e o aumento dos índices de qualidade do PPGCOM, na avaliação da CAPES.

O Planejamento Estratégico vigente contempla o 2021-2024. Foi elaborado em princípios de 2021, depois de um seminário interno que reuniu docentes e discentes. Consulte o documento aqui.

Além de conduzir a elaboração do Planejamento Estratégico, a Comissão é responsável por organizar, todos os anos, um seminário de autoavaliação, com o objetivo de analisar a situação do Programa no ano anterior, sempre em relação ao que foi planejado.

A autoavaliação integra o compromisso do PPGCOM de analisar a sua atuação de forma permanente, para construir possibilidades de avanço, sempre considerando o contexto mais amplo da pós-graduação brasileira.

Com isso, o PPGCOM age, de forma contínua, para manter-se conectado às melhores práticas da pesquisa em Comunicação no país, contribuindo para fortalecer o conhecimento científico do campo na região Centro Oeste do país.

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO (2021-2025)

Composta por membros internos e externo ao PPGCOM, a Comissão segue as normas fixadas pelo Regimento Interno do PPGCOM e pelo que dispõe o Planejamento Estratégico 2021-2024. O ato de nomeação da Comissão foi renovado pela Portaria PROPG-UFMT nº 52, de 16 de maio de 2022,  retificada pela Portaria PROPG-UFMT Nº 53, de 16 de maio de 2022.

Membros Titulares
Prof. Dr. Thiago Cury Luiz – Presidente
Prof. Dr. Bruno Bernardo de Araújo – Coordenador do PPGCOM
Profª. Drª. Tamires Ferreira Coêlho – Representante Docente – Membro Interno
Prof. Dr. Edgard Patrício de Almeida Filho – Membro Docente Externo – Universidade Federal do Ceará
Mestranda Fernanda Safira Soares Campos – Representante Discente

Membros Suplentes
Profª. Drª. Andréa Ferraz Fernandez – Representante Docente
Mestranda Elisa Ulema Calvete Ribeiro – Representante Discente

Acessbilidade