Entrei no PPGCOM. Leia as perguntas e respostas mais frequentes
Neste espaço, você, discente regular, encontra todas as orientações necessárias sobre as diversas etapas da sua formação no PPGCOM.
Mas preste atenção: se houver algum assunto que você entende não estar completamente esclarecido, entre em contato conosco e, quem sabe, a sua dúvida vira também uma orientação neste espaço.
Entrou no PPGCOM? Então, leia com atenção os procedimentos aqui relatados. E volte sempre que alguma dúvida surgir! Seja bem-vinde!
Pergunta: Depois da defesa, o que devo fazer?
Resposta: Você precisará entregar a versão final do trabalho com os ajustes solicitados pela banca examinadora e com a devida anuência do/a orientador/a. Depois disso, inicia-se uma segunda fase – a de solicitação do diploma de conclusão do curso. Veja abaixo o que e como fazer para entregar a versão final do trabalho e solicitar o diploma.
1º Passo – Entrega da versão final do trabalho
As regras para a entrega da versão final da dissertação/tese estão previstas na Instrução Normativa Nº 01/2020, da PROPG.
Clique aqui para consultar a Instrução Normativa Nº 01/2020, da PROPG.
Em síntese, o procedimento é o seguinte: depois da aprovação do trabalho em defesa pública, você tem até 30 dias corridos, de acordo com o Regimento Interno, para realizar as adaptações solicitadas pela banca examinadora e entregar a versão final do seu trabalho em PDF, com tamanho máximo de 30Mb, por meio do Sistema Eletrônico de Informações da UFMT. Converse com o/a orientador/a para a definição dos ajustes necessários ao texto.
Para a preparação da versão final, é preciso verificar se o arquivo a ser enviado conta com as partes básicas obrigatórias, conforme a norma ABNT NBR 14724 vigente: elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, resumo em língua vernácula e estrangeira, ambos com as respectivas palavras-chave e sumário), elementos textuais (introdução, desenvolvimento e conclusões) e elementos pós-textuais (referências).
Clique aqui para acessar modelo de apresentação dos elementos pré-textuais no PPGCOM Clique aqui para ter acesso à Norma ABNT 14734.
Para a obtenção da ficha catalográfica, acesse o site da Biblioteca Central da UFMT. Ao preencher um formulário específico, o site gerará automaticamente a ficha catalográfica do seu trabalho.
Clique aqui para acessar o formulário de geração da ficha catalográfica.
Para o envio do trabalho final pelo Sei-UFMT, você deverá escolher o seguinte tipo de processo: DEPÓSITO DE PRODUTO FINAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Na Especificação, escreva: PPG em Comunicação. Em seguida, anexe os documentos a seguir, nesta ordem:
1. Termo de Depósito de Produto Final de Pós-Graduação. O documento está disponível no Sei e deve ser preenchido pelo/a discente.
2. Versão final do trabalho, em arquivo digital único, em formato PDF/A, com tamanho de 30Mb, de acordo com a norma ABNT NBR 14724 vigente. (Atenção: incluir a ficha catalográfica (clique aqui para obter) e a folha de aprovação (enviada pela Secretaria do PPGCOM, após a sessão de defesa).
3. Cópia da Ata de Defesa com todas as assinaturas, em formato PDF/A, autenticada eletronicamente no Sei-UFMT ou gerada e assinada eletronicamente no Sei-UFMT.
2º passo: solicitação do diploma de pós-graduação por conclusão do curso
Na UFMT, o setor responsável pela emissão dos diplomas da pós-graduação stricto sensu é a CAE – Coordenação de Administração Escolar. Mas todo o processo tem início no PPG. O processo que regulamenta a expedição do diploma está disciplinado na Instrução Normativa Conjunta PROPG/PROEG – UFMT nº 2/2022, de 1 de julho de 2022.
Clique aqui para consultar a Instrução Normativa Conjunta PROPG/PROEG – UFMT nº 2/2022, de 1 de julho de 2022.
Para concluir o curso e, assim, obter o direito ao diploma, você precisará ter cumprido todas as exigências previstas no Regimento Interno, incluindo a entrega da versão final do trabalho, nos termos anteriormente descritos.
Enviado o primeiro processo – de entrega da versão final – você deve, então, iniciar um segundo processo – destinado, exclusivamente, à solicitação do diploma e do histórico escolar por finalização do curso. Tudo é feito pelo Sei-UFMT.
No Sei-UFMT, abra um processo do tipo PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – DIPLOMA REGISTRO. Aberto o processo, você deve anexar os seguintes documentos, nesta ordem:
1. Formulário PROPG – Expedição/Registro de Diploma e Histórico. O documento está disponível no Sei-UFMT e deve ser preenchido e assinado pelo/a discente;
2. Cópia (frente e verso), em PDF, do diploma de graduação.
3. Certidão de regularidade do CPF atualizada, emitida pelo site da Receita Federal, em PDF. Clique aqui para obter o documento.
4. Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo TSE, atualizada, em PDF. Clique aqui para obter o documento.
5. Cópia da Ata de Defesa da Dissertação (caso não tenha recebido, solicitar antes à Secretaria do PPGCOM).
6. Certificado de proficiência em língua estrangeira
De acordo com a IN PROEG/PROPG, em seu Art. 12, o prazo legal para expedição de primeira via de diploma é de 120 (cento e vinte) dias, a contar da data de recebimento do processo na unidade de diplomação da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, ou seja, após análise da coordenação do PPG, com prorrogação pelo mesmo período, caso necessário.
Agora, se você precisa de uma declaração de conclusão do curso, consulte os artigos 16 e 17 da IN PROEG/PROG, para obter mais informações.
Clique aqui para baixar um documento com todas as informações acima.