Docentes

Docentes Permanentes

Captura-de-Tela-2020-06-10-as-21.04.14

Prof. Dr. Bruno Bernardo de Araújo

brunoaraujo@ufmt.br | Currículo Lattes

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília, com uma tese sobre a mediatização da corrupção política no discurso jornalístico sobre o Escândalo do Mensalão. Realizou estágio doutoral no Centro de Investigação Media e Jornalismo, da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Comunicação e Jornalismo e Graduado em Jornalismo, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Docente do PPGCOM e do curso de jornalismo da UFMT. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania (CICLO/UFMT) e do Grupo de Pesquisa Observatório do Populismo do Século XXI. Integra, ainda, o Grupo Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). No PPGCOM, atua na Linha 1 – Política e Cidadania.

Áreas de interesse: Comunicação, Mídia e Política; Comunicação e Populismo; Jornalismo Político; Mídia e Democracia; Produção de Sentidos; Discurso e Narrativa Jornalística.

WhatsApp Image 2020-07-02 at 17.53.11

Prof. Dr. Cristóvão Domingos de Almeida

cristovaoalmeida@ufmt.br | Currículo Lattes

Pós-doutor e Doutor em Comunicação, Mestre em Educação e Graduado em Relações Públicas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder e do curso de Publicidade e Propaganda da UFMT. É vice-lider do Grupo de Pesquisa CRIANEGRA: Cultura, Comunicação e Educação e integra o Grupo de Pesquisa Multimundos Brasil. Atua como editor e avaliador de Revistas Científicas, avaliador dos cursos de graduação (MEC/Inep) e integra o GP em Comunicação para a Cidadania da Intercom. No PPGCOM, atua na Linha 1 – Política e Cidadania.

Áreas de interesse: Comunicação e Migrações; Cidadania; Ativismos Sociais; Comunicação, Negritude e Práticas Culturais.

IMG_6396

Profª. Dra. Jociene Carla Bianchini F. Pedrini

jocienebf@gmail.com | Currículo Lattes

Doutora em Educação pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e mestre em Comunicação Social pela UNIMAR (Universidade de Marília). Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Rio Preto (2005) e Letras pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2008). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT (Campus Cuiabá) e no curso de Jornalismo da UFMT (Campus Universitário do Araguaia). Tem experiência na área de Jornalismo, Pedagogia e Letras com ênfase nos temas de jornalismo regional e local, jornalismo ambiental, planejamento gráfico, criação visual, formação de professores universitários, educomunicação. No PPGCOM, atua na Linha 1 – Política e Cidadania.

Áreas de interesse: Jornalismo Ambiental; Comunicação e Meio Ambiente; Planejamento Gráfico; Criação Visual; Formação de Professores; Educomunicação.

Profª. Dra. Letícia Xavier de L. Capanema

leticiacapanema@ufmt.br | Currículo Lattes

Doutora (2016) e mestre (2009) em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2014). Possui dupla graduação em Radialismo e em Publicidade, com formação complementar em Cinema pela UFMG. Professora do Programa de Pós graduação em Comunicação e das graduações em Radialismo e em Cinema e Audiovisual da UFMT. É pesquisadora do campo audiovisual, com interesse em Cinema, Televisão, narrativa e estética da imagem e do som. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre narrativas audiovisuais da pandemia e sobre a narração da memória no cinema e na TV. No PPGCOM, atua na Linha 2 – Estéticas e Narrativas.

Áreas de interesse: Cinema; TV; Narratologia; Estética Audiovisual; Narrativas da Memória; Estudos do Som Fílmico.

Luan Chagas

Prof. Dr. Luãn José Vaz Chagas

luanchagas@ufmt.br | Currículo Lattes

Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Jujuy (Argentina). Professor do PPGCOM e do curso de Jornalismo da UFMT. Integrante do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Intercom e da Rede de Pesquisadores em Radiojornalismo (Radiojor) da SBPJOR. Atualmente coordena o Projeto de Extensão em Rádio e Podcast da UFMT (Comunicast) e atua em pesquisas que envolvem o radiojornalismo e a seleção das fontes, consumo de rádio e produção de podcasts, interfaces entre o rádio, política e o interesse público, jornalismo e novas configurações de rotinas. No PPGCOM, atua na Linha 2 – Estéticas e Narrativas.

Áreas de interesse: Rádio; Podcasts; Seleção das Fontes; Radiojornalismo; Mídia Sonora; Política; Teorias do Jornalismo; Gatekeeping; Gatewhatching.

WhatsApp Image 2020-06-11 at 13.20.40

Profª. Dra. Pâmela Saunders Uchôa Craveiro

pamelacraveiro@ufmt.br | Currículo Lattes

Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Vigo (UVIGO-Espanha). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do PPGCOM e do curso de Publicidade e Propaganda da UFMT. Pesquisadora dos grupos de pesquisa, certificados pelo CNPq: CICLO – Comunicação, Política e Cidadania (UFMT), ESC – Ética na Sociedade do Consumo (UFF) e LabGrim – Laboratório de Estudos da Relação Infância, Juventude e Mídia (UFC). Coordenadora do OPS – Observatório de Publicidade e Sociedade, professora orientadora da agência experimental em comunicação TOCA. No PPGCOM, atua na Linha 1 – Política e Cidadania.

Áreas de interesse: Infância; Juventude; Publicidade; Consumo; Ética Publicitária; Internet; Literacia Midiática.

Profª. Dra. Tamires Ferreira Coêlho

tamirescoelho@ufmt.br | Currículo Lattes

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG, com bolsa da CAPES. Fez estágio doutoral (sanduíche) no CELSA (Escola de altos Estudos em Ciências da Informação e da Comunicação), Universidade Paris-Sorbonne, com bolsa PDSE/CAPES. Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT. Atuou como pesquisadora associada ao GRIPIC (Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre os Processos de Informação e de Comunicação) entre 2015 e 2016. É líder do Grupo CICLO/UFMT (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania), integrante do Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção – PROCESSOCOM (CNPq/CAPES/UNISINOS) e da Rede Temática de cooperação, comunicação, cidadania, educação e integração da América Latina (Rede AmLat). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPI, com sanduíche na Universidade do Minho (Portugal). No PPGCOM, atua na Linha 1 – Política e Cidadania.

Áreas de interesse: Jornalismo Digital; Jornalismo Impresso; Desigualdade de Gênero; Feminismos; Comunidades; Redes Sociais; Estética e Política; Comunicação e Cidadania; Metodologia.

Prof. Dr. Thiago Cury Luiz

thcluiz@gmail.com | Currículo Lattes

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre e Graduado em Comunicação pela Universidade de Marília (SP). Professor permanente do PPGCOM e do curso de jornalismo da UFMT. É membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) e integra a Rede Internacional de Pesquisadores em Justiça Climática e Educação Ambiental (REAJA). Atualmente, coordena dois projetos de pesquisa: Projeto de Pesquisa Educação socioambiental e emergência climática: diálogos entre narrativas comunicacionais e educação popular e Projeto de Pesquisa Democracia difamada: o vírus da desinformação contamina o debate público. No PPGCOM, atua na Linha de Pesquisa 2 – Estéticas e Narrativas.

Áreas de interesse:  Educomunicação socioambiental; Educação popular; Jornalismo, Mídia e Desinformação.

Leticia-Franca-BSB-2017

Prof. Dr. Vinicius Guedes Pereira de Souza

vgpsouza@uol.com.br | Currículo Lattes

Doutor e Mestre em Comunicação pela UNIP, São Paulo. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1992). Professor de graduação em Jornalismo e de mestrado em Comunicação e Poder na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Coordenador do grupo de pesquisas CICLO – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania-UFMT. Pesquisador do Alterjor-ECA-USP. Fotógrafo, jornalista e documentarista independente. Fundador e colaborador da MediaQuatro e do coletivo Jornalistas Livres. No PPGCOM, atua na Linha 2 – Estéticas e Narrativas.

Áreas de interesse: Imagem; Comunicação e Direitos Humanos; Jornalismo; Fotojornalismo; Documentário; Mídia Alternativa; Memória e Imaginário.

Docentes Colaboradores

foto perfil Andrea-Ferraz-Fernandez (1)

Profª. Dra. Andréa Ferraz Fernandez

andreafernandez@ufmt.br | Currículo Lattes

Pós-doutora em Comunicação Audiovisual pela UMA – Universidade de Málaga (Espanha). Doutora em Ergonomia da Informação. Professora do PPGCOM e ECCO, ambos programas de pós-graduação da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Docente dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual e Radialismo, da mesma universidade. Líder do Grupo de Pesquisa MID, Mídias Interativas Digitais, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Pesquisadora do do Grupo de Pesquisa Mídia e mediações comunicativas da cultura (UFMS). Pertence ao banco de pesquisadores SICA – Sistema de Información Científico de Andalucía, filiado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha. No PPGCOM, atua como colaboradora na Linha 2 – Estéticas e Narrativas.

Áreas de interesse: Narrativas e Estruturas Midiáticas; Cinema e Audiovisual de Produção Local; Identidade e Cultura Imaterial Regional; Objetos Comunicacionais Ficcionais e Não-ficcionais; Divulgação Científica e Mídias Digitais.

WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.23.21

Prof. Dr. Pedro Pinto de Oliveira

ppo@terra.com.br | Currículo Lattes

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado em Comunicação e Artes pela Universidade da Beira Interior – UBI/Portugal. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É jornalista, pesquisador associado e professor colaborador do PPGCOM e do Programa de Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduado em Jornalismo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multimundos da UFMT e pesquisador da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas (PPGCOM/UFMG). Atua como jornalista colaborador na produção e edição de Jornalismo Científico no site pnbonline.com.br. No PPGCOM, atua na Linha 2 – Estéticas e Narrativas.

Áreas de interesse: Comunicação e Política; Acontecimentos e Figuras Públicas; Jornalismo Cinematográfico e Audiovisual e Científico; Teoria da Comunicação e Filosofia; Públicos e Audiências.

47380495_10216396991304918_8697295245253017600_n

Profª. Drª. Liziane Soares Guazina

liziane.g@uol.com.br | Currículo Lattes

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011). Visiting Scholar na Università Degli Studi di Milano (2019-2020). Líder dos Grupos de Pesquisa Populismos do Século XXI e Cultura, Mídia e Política. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP/UnB). Membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), da Asociación Latino Americana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Atual coordenadora do GT Comunicação e Política da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós. Ex-vice-diretora da Faculdade de Comunicação da UnB (2015-2019), Professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Comunicação da UnB. Membro do Conselho Editorial Executivo da FAC Livros e do Conselho Editorial da Série Jornalismo e Sociedade da Editora Insular. Foi gestora do Termo de Cooperação EBC-UnB (2013-2015).  Escritora de contos e crônicas. No PPGCOM, atua como colaboradora da Linha Política e Cidadania.

Áreas de interesse: Mídia e política; Jornalismo Político; Telejornalismo político; Comunicação Pública.

Acessbilidade