O projeto de pesquisa é documento obrigatório no ato da inscrição
Emilly Rocha, Laís Guilherme e Wilerson Macedo*
O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou, na última quarta-feira (6), o edital de seleção de discente regular para a formação da turma de 2026.
As inscrições para o processo seletivo começam em 8 de setembro, vão até 2 de outubro e devem ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Os/As candidatos/as interessados/as devem estar atentos/as à documentação exigida para participar do certame: documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor/a etc), comprovante de pagamento da inscrição, diploma ou declaração de conclusão de curso, histórico escolar da graduação, projeto de pesquisa e currículo Lattes. Todas as informações sobre a documentação obrigatória estão disponíveis no item 3.2 do edital.
É importante que o projeto de pesquisa tenha proximidade com algum/a docente do Programa. O corpo docente, a sua linha de pesquisa e áreas de interesse estão disponíveis no Anexo A do edital.
São 12 vagas ofertadas, sendo nove para ampla concorrência e três para ações afirmativas, destinadas a candidatos/as negros/as autodeclarados/as, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
As etapas do processo seletivo
A primeira etapa do processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, implica a avaliação dos projetos de pesquisa enviados no ato da inscrição. A estrutura proposta pode ser encontrada no item 3.13 do edital. O resultado preliminar desta fase será publicado em 29 de outubro. Avançam à próxima fase os/as candidatos/as com nota superior a sete.
Também eliminatória e classificatória, a segunda etapa consiste na defesa do projeto de pesquisa e arguição oral, na qual os/as candidatos/as, durante 40 minutos, responderão às perguntas da Comissão sobre o projeto e acerca da bibliografia indicada (Anexo F). As sessões acontecerão de 10 a 19 de novembro. O resultado preliminar sairá em 26 de novembro. Seguem para a última fase quem obtiver, pelo menos, nota sete.
A terceira etapa, apenas classificatória, é a avaliação do currículo Lattes documentado a partir dos comprovantes enviados. Ainda que esta fase só ocorra em dezembro, o currículo Lattes com a documentação comprobatória deve ser submetido no ato da inscrição. Os critérios de avaliação estão no Anexo E do edital.
O resultado final consolidado será disponibilizado no dia 12 de dezembro, nos sites da UFMT e do PPGCOM. A matrícula dos/as aprovados/as ocorrerá entre 2 e 6 de fevereiro, com início das aulas previsto para 9 de março de 2026.
O edital completo pode ser acessado, clicando aqui.
*Estudante de Jornalismo da UFMT e integrantes do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”