Texto faz parte do projeto de pesquisa “Quer que desenho? Manipulação, Fakenews e mudança do modo de pensamento de tempo-histórico-linear para mágico-imagético-circular”
O Prof. Vinicius Souza, do PPGCOM UFMT, publicou um novo artigo na última edição da Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia – Regit, da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, São Paulo.
Intitulado “Não farás para ti imagem: fé, política e pensamento mágico-imagético-circular”, o trabalho trata do paradoxo que são as semelhanças entre a idolatria fascista de imagens que vão além do visual e o fundamentalismo religioso baseado em textos escritos.
Parte do projeto de pesquisas “Quer que desenho? Manipulação, Fakenews e mudança do modo de pensamento de tempo-histórico-linear para mágico-imagético-circular”, também desenvolvido no âmbito da UFMT, o texto parte do princípio que estamos lendo os textos como se fossem imagens, levando a graves consequências.
Para o pesquisador, a aceitação por meio da fé de fatos falsos difundidos nas redes sociais distorce a realidade e leva a polarizações quase intransponíveis.
Segundo Souza, esse processo se dá por causa da forma de pensamento baseado em imagens, que favorece os sentimentos mais básicos como ódio, medo e desejo.