PPGCOM debate narrativas, IA e trajetórias acadêmicas em último dia de programação de abertura do semestre

No 3º dia e último de abertura do semestre 2025/2 do programa, houve apresentação de pesquisas com temas alinhados à Linha “Estéticas e Narrativas”

Ana Clara Abalem, Luiza Vieira e Wilerson Macedo*

O encontro da linha de pesquisa “Estéticas e Narrativas”, realizado na última quarta-feira (13), encerrou a programação da semana de abertura do semestre 2025/2 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT).

O bate-papo, que aconteceu na sala 1 do Bloco Didático da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) , reuniu diferentes perspectivas sob o olhar do professor e doutor Daniel Ribeiro, da mestranda Luísa Souza e da egressa Sara de Paula, com mediação do mestrando Jenisson Bartniski.

Credenciado no PPGCOM em julho deste ano, Daniel Ribeiro foi o primeiro a apresentar a sua pesquisa. Ele argumentou sobre os avanços das IA’s e como esta ferramenta, que é recente na Comunicação ao se comparar com o campo da Computação, por exemplo, pode também ser usada para atenuar fenômenos de desinformação.

“É muito fácil hoje em dia abrir um prompt numa ferramenta gratuita no seu navegador de internet, por exemplo, e gerar uma imagem que tem um potencial desinformativo problemático. Acho que isso é uma justificativa importante para estudar esse tema hoje: a popularização dessas ferramentas e como vêm se tornando cada vez mais acessíveis. Ao alcance de qualquer pessoa, é possível gerar uma imagem facilmente apenas com comando de texto”, explicou.

Encerramento da Semana de Abertura de 2025/2 (Foto: Luiza Vieira)

Na sequência, a mestranda Luísa Souza apresentou os avanços de sua pesquisa no PPGCOM, que ainda está em andamento. Formada em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ela encontrou no PPGCOM a oportunidade de expandir sua atuação acadêmica. Sua pesquisa, de caráter interdisciplinar, transita entre o campo jurídico e o jornalismo, analisando matérias do jornal MT1, da TV Centro América, estudo que a levou a vencer a etapa regional do prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social de 2025.

“Conheci o PPGCOM a partir de alguns professores, em especial o professor Luãn Chagas, que é docente do Programa. Interessei-me pelas linhas de pesquisa e participei do processo seletivo para desenvolver um trabalho interdisciplinar com a minha área de atuação, que é o Direito. Minha pesquisa aborda como crimes e criminosos são enquadrados na cobertura jornalística de Cuiabá”, relatou.

Já Sara de Paula, mestra pelo PPGCOM em 2024 e publicitária formada pela UFMT, relembrou com carinho sua trajetória na pós-graduação. Ela contou que a construção de sua pesquisa, intitulada “Educomunicação ambiental: o enfrentamento da emergência climática pela perspectiva freiriana”, foi marcada por desafios, trocas e aprendizados, resultando em um trabalho que não apenas fortaleceu sua conexão com a negritude da comunidade quilombola de Mata Cavalo, local em que a pesquisa foi desenvolvida, mas também ampliou suas oportunidades profissionais.

“É algo que transborda realmente na minha vida de uma maneira muito importante. Dentro do eixo profissional, hoje eu não atuo na área de Comunicação, atuo com turismo. Todo o contexto da localidade que eu aprendi dentro da pesquisa me auxilia com o afroturismo, que está muito em alta, inclusive a localidade na Mata-Cavalo”, contou a egressa, que admitiu já “flertar” com o doutorado. “Quando você começa a se envolver com o tema, a vontade é se aprofundar cada vez mais. Sinto-me muito provocada e, ao mesmo tempo, ansiosa. Mas vem aí, não sei quando. Não prometo nada, mas vem”, brincou.

Semestre 2025/2

As aulas do semestre 2025/2 começam na próxima semana e seguem até 19 de dezembro, encerramento do período letivo. Para mais informações sobre a oferta, clique aqui.

Seleção de discente regular – Turma 2026

O PPGCOM lançou edital de seleção de discente regular, com o objetivo de formar a turma de 2026. As inscrições vão de 8 de setembro a 2 de outubro.

Todas as informações podem ser acessadas aqui.

Acessbilidade