Atividade desta quinta-feira (15) trará discussões sobre poder, política e antissemitismo
Giovanna Baiocco e Gustavo Klimiuk*
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT) contará com a aula ministrada pelo Prof. Dr. Michel Gherman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para abrir o semestre 2024/2. O evento acontece nesta quinta-feira (15), no Auditório M do Instituto de Linguagens (IL), a partir das 19 horas, com o tema de “O não judeu judeu: poder, política e uma nova gramática antissemita e islamofóbica”. A mediação será da Profª. Drª. Andréa Basílio Chagas, pós-doutoranda do PPGCOM.
A pesquisadora enfatiza a importância da participação do docente: “Ter o professor Michel Gherman conosco é uma oportunidade única para aprofundarmos nosso entendimento sobre como a extrema-direita tem se apropriado de símbolos judaicos para fins políticos. Sua pesquisa lança luz sobre questões complexas e urgentes”.
Andréa também ressalta a relevância do tema: “Compreender essas dinâmicas é crucial para entender as disputas políticas atuais e como questões identitárias são capturadas e manipuladas no cenário contemporâneo, especialmente em tempos de conflito na Palestina.”
Para Thiago Cury Luiz, coordenador do PPGCOM, a vinda do professor Michel Gherman à UFMT tem muitos significados: “Além do teor atual e relevante da fala do pesquisador, que extrapola o campo da Comunicação e, portanto, afeta diversas áreas do saber, esta interlocução com outras instituições, como a UFRJ, contribui para a circulação do conhecimento e fortalece laços acadêmicos”.
Breve perfil do docente
O Prof. Dr. Michel Gherman é graduado em História, mestre em Sociologia e Antropologia e doutor em História Social. Além disso, é autor dos livros “O início do sionismo no Brasil” e “O não judeu judeu: a tentativa de colonização do Judaísmo pelo bolsonarismo”.
A participação do pesquisador, de grande relevância para a área de estudos judaicos, integra conhecimentos de História, Sociologia e Antropologia. Sua apresentação oferece uma visão aprofundada sobre questões de poder, política e antissemitismo, contribuindo para o entendimento das dinâmicas comunicacionais relativas ao Judaísmo no Brasil e no mundo.
As demais atividades da Semana de Abertura
Na terça-feira (13), as atividades começam às 14 horas, no Auditório 2 do Bloco Didático (FCA/IL), com o minicurso “Três Tempos Freirianos para Conhecer e Resistir”, ministrado pela Profª. Drª. Anna Cristina Brisola. Este minicurso abordará estratégias para uma educação midiática e informacional crítica contra a desinformação. À noite, às 19 horas, no Auditório da FAET (Mofão), o “Encontro das Linhas de Pesquisa do PPGCOM” reunirá docentes, discentes regulares e egressos, para uma apresentação das pesquisas em curso.
Já na quarta-feira (14), a programação, com início às 19 horas, no Auditório M (IL), contará com a apresentação das pesquisas de pós-doutorado do PPGCOM. As professoras doutoras Andréa Basílio Chagas e Anna Cristina Caldeira Brisola irão expor as pesquisas já realizadas e as que serão feitas durante os 24 meses de vínculo com o Programa.
Confira aqui a programação detalhada da Semana de Abertura do semestre 2024/2 do PPGCOM/UFMT. Discente e docentes da graduação e da pós-graduação, profissionais e população em geral estão convidadas/os.
Processo Seletivo 2025
Vale lembrar que o PPGCOM publicou edital de seleção para discentes regulares da turma de 2025. O período de inscrições vai de 20 de setembro a 11 de outubro de 2024.
*Estudantes de Jornalismo da UFMT e membros do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”