Palestra, mesas-redondas e minicurso integram as atividades, que ocorrem nos dias 13, 14 e 15 de agosto
Bruno Fernandes e Moisés Lima*
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT) abre o segundo semestre letivo deste ano com diversas atividades antes do início das aulas.
Nos dias 13, 14 e 15 de agosto, docentes e discentes do programa promovem e participam de palestras, minicurso e mesas-redondas, abordando temas relevantes não só ao campo da Comunicação, como para toda comunidade acadêmica, profissionais de diferentes áreas e sociedade em geral.
O primeiro dia de atividades (13) conta com o minicurso “Três tempos freirianos para conhecer e resistir”, conduzido pela Profª. Drª. Anna Cristina Brisola, pós-doutoranda do PPGCOM. A atividade acontece no Auditório 2 do Bloco Didático (FCA/IL), das 14 às 18 horas. Para as pessoas interessadas, as inscrições podem ser feitas até 12 de agosto, por meio de formulário.
No mesmo dia, das 19 às 22 horas, no auditório da FAET (Mofão), ao lado do estacionamento do RU, ocorre a mesa-redonda com o tema “Encontro das linhas de pesquisa do PPGCOM”. Na ocasião, serão abordadas as pesquisas vinculadas às duas linhas do Programa: Política e Cidadania e Estéticas e Narrativas, sendo cada uma representada por um/a docente (Bruno Araújo e Letícia Capanema), uma discente regular (Nara Assis e Graziela Egbuna) e um/a egresso/a (Tuani Awade e Luiz Alberto Rodrigues). A mediação será de Kennid Teixeira, mestrando do PPGCOM.
No dia 14, das 19 às 22 horas, no Auditório M (IL – último piso), Andréa Basílio Chagas e Anna Cristina Brisola, pós-doutorandas do Programa, apresentam as pesquisas que desenvolvem ou pretendem realizar durante os 24 meses de vínculo com o PPGCOM. Jonatas Rodrigues, mestrando do Programa, fará a mediação.
No último dia (15), das 19 às 22 horas, também no Auditório M, será realizada a aula de abertura de 2024/2, ministrada pelo Prof. Dr. Michel Gherman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema “O não judeu judeu: poder, política e uma nova gramática antissemita”. O pesquisador irá analisar as apropriações realizadas a partir do conflito entre Israel e Hamas e de que maneira este fenômeno reverbera em manifestações discursivas e comunicacionais, inclusive no Brasil. A mediação fica por conta de Andréa Basílio Chagas, pós-doutoranda do PPGCOM.
As aulas do período letivo 2024/2 na pós-graduação da UFMT começam em 19 de agosto, com encerramento previsto para 20 de dezembro.
*Estudantes de Jornalismo da UFMT e membros do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”