PPGCOM/UFMT lança relatório sobre desinformação na Amazônia com dados sobre Mato Grosso

Pesquisa foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Combate à Desinformação e identificou ação de 9 lideranças do estado; lançamento ocorre na sexta, 18

Na próxima sexta-feira, 18 de agosto, o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso lança, em parceria com o GT de Combate à Desinformação, o relatório final da pesquisa “Combate à Desinformação sobre a Amazônia Legal e seus Difusores”. A sessão acontece às 9h, no Auditório do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia, na UFMT, e integra a semana de abertura do semestre 2023/2 do PPGCOM.

Com base em metodologia científica, o relatório mostra os conteúdos desinformativos sobre meio ambiente que mais circularam na Amazônia Legal, entre 2022 e 2023 e revela a ação de nove lideranças de Mato Grosso que atuaram como disseminadoras de desinformação. Além dessas, outros disseminadores foram identificados nos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Tocantins e Acre.

Liderada pelo Grupo de Trabalho de Combate à Desinformação, o estudo levantou mais de 200 páginas e perfis de redes sociais em circulação, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, incluindo organizações e ativistas de direita, figuras públicas e de representação política, canais e empresas jornalísticas. Desse total, 70 páginas e perfis foram estudos a fundo, a partir de três eixos temáticos: meio ambiente, covid-19, política e sociedade.

Três portais de notícia foram selecionados pelos pesquisadores para analisar como a desinformação circula na Amazônia Legal. São eles: Portal Novo Norte, do Tocantins; Vista Pátria, do Rio de Janeiro; e Terra Brasil Notícias, do Rio Grande do Norte. A pesquisa mostra como informações disfarçadas de “notícias” são utilizadas para beneficiar determinados partidos, vieses ideológicos e políticos, e como recursos de plataformas de marketing digital são utilizados para financiar uma cadeia de propagação de desinformação.

O GT de Combate à Desinformação, constituído por movimentos sociais e ativistas de comunicação socioambiental, reúne entidades como Intervozes, Abaré, Cooperação da Juventude Amazônica para o Desenvolvimento Sustentável – COJOVEM, Mapinguari, Matpha, Casa Ninja Amazônica/ Mídia Ninja, Coletivo Jovem Tapajônico, Grupo de Pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (UFRR), Sleeping Giants Brasil e Instituto Vero. A pesquisa contou com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

A semana de abertura do PPGCOM acontece de 15 a 18 de agosto, destinada tanto ao público discente e docente, quanto à comunidade externa. Rodas de conversa e seminários temáticos fazem parte da programação, que debaterá sobre temas diversos em torno da interface Comunicação e Poder, a área de concentração do Mestrado em Comunicação.

 

Serviço:

Lançamento da Pesquisa Combate à Desinformação sobre a Amazônia Legal e seus Difusores.

Onde: Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia, na UFMT.

Quando: 18 de agosto de 2023

Horário: 9h00

Mais informações em sobre o relatório em: http://amazonialivredefake.org/#.

Mais informações sobre a programação de abertura do PPGCOM/UFMT: https://ppgcomufmt.com.br/2023/08/08/ppgcom-abre-semestre-letivo-2023-2-com-seminarios-tematicos-e-relatorio-de-pesquisa-sobre-desinformacao/

 

Acessbilidade