Docentes e discente do PPGCOM participam do XV Seminário Internacional da Rede Amlat de Metodologias Transformadoras

O evento aconteceu de 13 a 15 de dezembro de 2021, de forma online, pelo Canal da Rede Amlat.

Os docentes Vinicius Souza e Tamires Coêlho e o discente Pedro Augusto Pereira, do PPGCOM – UFMT, participaram do XV Seminário Internacional da Rede Amlat  (Rede Temática de Comunicação, cidadania, educação e integração) com a temática “Desafios da pesquisa crítica em comunicação para gerar conhecimento em tempos catastróficos”.

O evento aconteceu de 13 a 15 de dezembro de 2021, de forma online, pelo Canal da Rede Amlat e teve por objetivo promover reflexões e compartilhar experiências entre os relatos dos diversos grupos de pesquisa que compõem a Rede Amlat.

Tamires Coêlho e Vinicius Souza apresentaram a palestra “Possibilidades investigativas e tensionamentos decoloniais na análise de imagens”. Eles representaram o Grupo de Pesquisa Ciclo  – Comunicação, Política e Cidadania, que faz parte da Rede Amlat desde 2019 .

“Escolhemos esse tema para refletir um pouco sobre como nossas análises comunicacionais, sobretudo aquelas que envolvem imagens, precisam se articular a epistemologias decoloniais, para que façamos leituras críticas e avancemos em prol de possibilidades de comunicação verdadeiramente cidadãs”, explica Tamires.

A professora ressalta que entender os tensionamentos decoloniais é perceber que, seja explicitamente, seja nas entrelinhas, as imagens que permeiam o nosso imaginário e nossos processos comunicativos muitas vezes estão impregnadas de valores colonialistas, que sobrevivem até hoje.

Venho seguindo um percurso metodológico marcado por uma práxis interseccional e compromisso com projetos de emancipação e rompimento com hierarquias.

Pedro Augusto Discente do PPGCOM

Participação discente

Além os professores Vinicius e Tamires, o mestrando Pedro Augusto Pereira também participou do evento, no âmbito di VIII Seminário Discente, que integra o seminário com a apresentação do trabalho “Saída do armário e testemunhos bichas: Reflexões de uma abordagem metodológica interseccional e política sobre o Projeto Guardei no Armário”. O trabalho deriva da pesquisa que o estudante desenvolve no PPGCOM-UFMT sobre as narrativas de saída do armário no canal “Guardei no Armário”, do Youtube.

“O foco é investigar, a partir dessas narrativas, como esse processo de aceitação e saída do armário de homens gays envolve questões coletivas e políticas, principalmente como elas são contadas nesse canal. Venho seguindo um percurso metodológico marcado por uma práxis interseccional e compromisso com projetos de emancipação e rompimento com hierarquias. A ideia é desenvolver uma investigação que vá além de explicar algo, mas que de fato busque compreender”, relata Pedro Augusto.

Além de falar de sua pesquisa no PPGCOM, Pedro também foi relator do “GT Metodologias comunicacionais com estratégias interseccionais e transmetodológicas”. O pós-graduando destaca que é importante ter espaços como este, do Seminário Discente da AmLat, para trocar experiências e conhecer pesquisas de outros pós-graduandos que possam ter relação com as nossas. “Foi bem interessante poder ter contato com outros desenhos e percursos metodológicos e todos com uma abordagem comum, de não encarar metodologia só como uma série de mecanismos pré-definidos que a gente simplesmente segue ou aplica, mas que se constrói efetivamente ao longo do nosso fazer científico”, comenta.

Conheça o Seminário e reveja as apresentações

Em 2021, a organização do Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT foi do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, e do Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis.

Reveja a palestra dos professores Vinicius Souza e Tamires Coêlho:

Matéria escrita por Marina Camargo (estudante de graduação em Jornalismo) e editada por Safira Campos (mestranda do PPGCOM), no âmbito do projeto de extensão ‘Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder’.

Acessbilidade