Coordenador do PPGCOM integra direção executiva de revista internacional

Bruno Araújo participou da comissão editorial da 12ª Edição da revista portuguesa Mediapolis, que contou com ilustrações de Fernanda Fidelis, graduanda em Comunicação na UFMT.

Capa da revista portuguesa Mediapolis

Lançada este mês pela Universidade de Coimbra (Portugal), a Edição nº 12 da revista Mediapolis contou com a participação, na direção executiva, do professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruno Araújo, ao lado do professor Hélder Prior, da Universidade Autônoma de Lisboa e professor visitante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A publicação, que  é voltada para pesquisas sobre comunicação,  jornalismo e espaço público, contou ainda com ilustrações de Fernanda Fidelis, estudante de Rádio e TV (UFMT) e trabalhos do professor Pedro Pinto de Oliveira e da mestranda Safira Campos, em parceria com graduanda Annelise Bertuzzi.

Conforme explica Araújo, a aproximação entre os dois centros de pesquisa revela um planejamento estratégico de cooperação internacional. “A presença do PPGCOM na Mediapolis contribui para o aprofundamento das relações de pesquisa com diferentes pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Isto auxilia no processo de internacionalização do PPGCOM”, disse. “Esse é um processo que se aprofunda sempre que professores do programa estabelecem relações de pesquisa com colegas, instituições e centros acadêmicos no exterior”.

Nesta Edição nº 12, a Mediapolis traz estudos empíricos e reflexões de grupos de pesquisadoras e pesquisadores sobre “Media, Populismo e Espaço Público: desafios contemporâneos”. Os artigos giram em torno do fenômeno do populismo político, suas implicações na sociedade e como a comunicação e o jornalismo trabalham este assunto. A revista também conta com uma entrevista exclusiva com o professor em comunicação política da Universidade do Milão, Gianpietro Mazzoleni, ex-presidente da Associação Italiana de Comunicação Política.

“O populismo é um conceito que encontra-se sempre em grande disputa epistemológica, sobre o qual muitos pesquisadores se debruçam”, afirma o professor Bruno ao comentar sobre os bastidores da organização da nova edição. “Por isso, nós tentamos organizar essa edição da Mediapolis no sentido de oferecer aos leitores a possibilidade de uma compreensão mais alargada possível do conceito de populismo”.

Confira, em áudio, um trecho da conversa com o professor Bruno Araújo:

Para facilitar esse trabalho comunicativo, as páginas foram preenchidas com as ilustrações da estudante de Rádio e TV da UFMT, Fernanda Fidelis. Com grandes nomes artísticos como inspiração na vertente da temática política, como Jacques Louis David e Madame Lebrun, Fidelis encontrou o desafio de encontrar seu caminho. “Não dá para falar muito de influência no sentido de estilo artístico, mas é um desenho sem muitos detalhes, que pode vir a ser chamado de minimalismo. Hoje eu ainda não ouso classificar. Só sei que eu tento reproduzir no desenho digital a textura do desenho tradicional”, explica a ilustradora.

Um processo que se aprofunda sempre que professores do programa estabelecem relações de pesquisa com colegas, instituições e centros acadêmicos no exterior

Prof. Bruno Araújo Coordenador do PPGCOM e integrante da direção executiva da 12ª edição da revista Mediapolis

Em relação às ilustrações ‘Fascínio, uma luz I’ e ‘Fascínio, uma luz II’, em que há uma lâmpada com moscas e outra com as mãos, Fidelis conta como foi o processo criativo. “Vi um desenho de borboletas em cima de uma flor. Isso remeteu a ideia de retratar os mosquitos como sendo o povo e a luz da lâmpada sendo os políticos. Não quis inventar nada de extraordinário”, disse ela.

Ilustrações de Fernanda Fidelis
‘Fascínio, uma luz I’ e ‘Fascínio, uma luz II’, trabalho autoral da ilustradora Fernanda Fidelis, artista convidada para a 12ª Edição da revista Mediapolis.

Outro trabalho de destaque na Edição 12 da revista é o do professor colaborador do PPGCOM, Pedro Pinto de Oliveira, com o artigo “A ‘ideia plana’ e a repulsa ao Outro: o caso Bolsonaro(s)”. Há ainda a participação mestranda Safira Campos, que junto com a estudante de graduação da UFMT, Annelise Bertuzzi, apresenta uma resenha crítica sobre o livro (Des)construindo uma queda – A mídia e o impeachment de Dilma’, que teve como um dos organizadores o professor Bruno Araújo.

As discussões levantadas pela nova edição da revista convergem com a realidade brasileira, repleta de instabilidade política e institucional desde os protestos de junho de 2013. “Ou seja, um conjunto de processos de instabilidades políticas que levaram ao golpe parlamentar contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT); o papel que a Operação Lava-Jato teve e a prisão do ex-presidente Lula. Então, é um conjunto de eventos que explicam a chegada da extrema direita ao poder”, conclui Bruno.

Confira a galeria completa de ilustrações que compuseram a 12ª Edição da revista Mediapolis:

A Edição nº 12 da revista Mediapolis é composta por nove artigos. São eles: Populismo, Elitismo e Democracia: Reflexões a partir da Operação Lava-Jato, de Afonso de Albuquerque; Las narrativas del populismo reaccionario: Bolsonaro en Twitter durante la pandemia, de Fernando Oliveira Paulino e Silvio Waisbord; Populismos de direita e autoritarismos: apontamentos teóricos para estudos sobre a comunicação populista, de Liziane Soares Guazina; A “ideia plana” e a repulsa ao Outro: o caso Bolsonaro(s), de Pedro Pinto de Oliveira; A matriz do comportamento do político populista: uma perspectiva da ascensão do bolsonarismo no Brasil, de Ana Paula Bronze e Vasco Ribeiro; O discurso populista nas redes de Lula: uma análise das publicações durante os 580 dias de cárcere, de Maria Clara Aquino Bittencourt e Anderson dos Santos Guerreiro; A retórica populista do jornal Extra: um estudo da cobertura da Copa 2014, de Rodrigo Nascimento Reis e Marco Antonio Roxo da Silva; Impeachment! Em nome do povo: uma análise discursiva da revista Veja nos governos Collor e Rousseff, de Tathiana Senne Chicarino, Rosemary Segurado e Sebastián Ronderos; Representação Mediática do Presidente dos Afetos num Tempo de Pandemia, de Bruno Frutuoso da Costa.

Além dos artigos, a publicação conta com a resenha crítica do livro “(Des)construindo uma queda – A mídia e o impeachment de Dilma”, escrira por Annelise Bertuzzi Bezerra e Fernanda Safira Soares Campos; e com a entrevista “O populismo como fenómeno de comunicação” com o pesquisador Gianpietro Mazzoleni, consuzida por Bruno Araújo, Hélder Prior e Liziane Guazina.

 

Matéria escrita por Rogério Júnior (estudante de graduação em Jornalismo) e editada por Safira Campos (mestranda do PPGCOM), no âmbito do projeto de extensão ‘Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder’.

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