Fé, imagem e política são tema de artigo de professor do PPGCOM

Texto faz parte do projeto de pesquisa “Quer que desenho? Manipulação, Fakenews e mudança do modo de pensamento de tempo-histórico-linear para mágico-imagético-circular”

O Prof. Vinicius Souza, do PPGCOM UFMT, publicou um novo artigo na última edição da Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia – Regit, da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, São Paulo.

Intitulado  “Não farás para ti imagem: fé, política e pensamento mágico-imagético-circular”, o trabalho trata do paradoxo que são as semelhanças entre a idolatria fascista de imagens que vão além do visual e o fundamentalismo religioso baseado em textos escritos.

Parte do projeto de pesquisas “Quer que desenho? Manipulação, Fakenews e mudança do modo de pensamento de tempo-histórico-linear para mágico-imagético-circular”, também desenvolvido no âmbito da UFMT, o texto parte do princípio que estamos lendo os textos como se fossem imagens, levando a graves consequências.

Para o pesquisador, a aceitação por meio da fé de fatos falsos difundidos nas redes sociais distorce a realidade e leva a polarizações quase intransponíveis.

Fragmento de página do artigo

Segundo Souza, esse processo se dá por causa da forma de pensamento baseado em imagens, que favorece os sentimentos mais básicos como ódio, medo e desejo.

Tags
Acessbilidade