Observatório sobre Publicidade e Sociedade retoma atividades de forma virtual

Projeto coordenado por professora do PPGCOM promove crítica da publicidade e produz conteúdos para educadores do ensino básico

O OPS – Observatório sobre Publicidade e Sociedade, projeto de extensão da UFMT coordenado pela professora do PPGCOM Pâmela Craveiro retomou as atividades de forma virtual diante da pandemia do novo coronavírus.

Entre as ações planejadas para esse período estão reuniões online de grupo de estudo e produção de conteúdos sobre literacia publicitária voltados para educadores do ensino básico.

Devido à pandemia, “os participantes do projeto se viram com o desafio de continuar a estimular a literacia midiática, com foco na comunicação publicitária, respeitando as medidas de distanciamento social”, relata a professora Pâmela Craveiro.

O OPS tem o objetivo de fomentar uma leitura crítica da publicidade. Além da discussão de textos em grupos de estudo na Universidade, o projeto tem investido em ações que visem a educação para a mídia.

 

Em uma sociedade permeada pelas relações de consumo, é fundamental a reflexão sobre o papel social da publicidade e o estímulo à análise crítica dos conteúdos publicitários. Nesse sentido, no projeto OPS, temos nos dedicado à premente tarefa de promover a cidadania pela literacia publicitária

Pâmela Craveiro Coordenadora do OPS e professora do PPGCOM

Desde 2018, o OPS promove oficinas para adolescentes em escolas públicas de Várzea Grande e Cuiabá, além de debates com a participação de movimentos sociais, educadores e profissionais do mercado publicitário.

Antes ainda do agravamento da crise sanitária em Mato Grosso, o projeto promoveu uma Sessão-Debate, em 11 de março, no SESC Arsenal, para discutir Infância, Juventude e Representação na Mídia.

A partir da exibição do curta-metragem Dudu e o Lápis Cor de Pele, os participantes discutiram a representação do racismo nos diversos produtos midiáticos.

Atualmente o  grupo de estudo acontece às segundas, a cada quinze dias, às 18h30. Tanto os textos quanto o material de apoio didático a ser produzido serão compartilhados nos perfis do OPS no Facebook, Instagram e no Blog.

 

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