O artigo resulta de uma parceria da professora do PPGCOM Tamires Coêlho com o jornalista e ex-orientando Caio Franco da Costa
Dentre as publicações do 5º número da revista Temática em 2020, importante periódico científico da Universidade Federal da Paraíba, está o artigo intitulado O contrato construído por uma webcelebridade no YouTube: Julia Petit e o canal Petit Comitê, de autoria de Tamires Ferreira Coêlho (PPGCOM/UFMT) e do jornalista Caio Franco da Costa.
O artigo busca entender o contrato construído entre o Canal Petit Comitê (comandado pela youtuber Julia Petit) e o público, atualizando discussões que envolvem o conceito de contrato de leitura proposto por Eliseo Véron.
Dentre os resultados, os autores ponderam que existem mudançascontratuais, bem como a ressignificação de contrato junto ao canal Petit Comitê: inicialmente trazendo vídeos de entrevista, depois, somente vídeos de resposta a questões do público, rompendo com o tempo estimado para cada vídeo e ficando algum tempo sem postar.
Contratos maiores e complexos, como os construídos por Julia Petit junto ao público, passam a ser difíceis de se cumprir e isso afetou sua performance a ponto de se afastar deste canal e de apostar em um reposicionamento de marca.
A pesquisa, já finalizada, concluiu também que, ao se tornar uma webcelebridade, o produtor de conteúdo se depara com novos desafios para se manter nesse status.
O aumento de concorrência leva à dificuldade de se lançar novidades, interferindo na construção da legitimidade destas webcelebridades, que precisam lidar com os desejos do público, com os contratos com a publicidade e, ao mesmo tempo, buscar maneiras de destaque.