LINHA DE PESQUISA 1 – POLÍTICA E CIDADANIA
Novos Populismos, Media e Democracia: o populismo como questão comunicacional
Coordenador: Prof. Dr. Bruno Bernardo de Araújo
Discute o lugar dos meios de comunicação tradicionais e dos novos media na emergência dos populismos contemporâneos. O projeto extrapola o viés puramente político do fenômeno populista, tratando-o, igualmente, como fenômeno comunicacional e mediático. Pretende-se trabalhar em cinco eixos temáticos: (i) populismos e novos media; (ii) populismos mediáticos e representações da política; (iii) populismos, desinformação e fake news; (iv) enquadramentos dos populismos nos media; (v) populismos, polarização e crise política. O projeto parte um quadro teórico sobre populismo e media em contexto democrático, articulando métodos de análise quanti-qualitativos para produção de estudos empíricos vinculados aos eixos temáticos. O projeto é uma iniciativa interinstitucional, que envolve pesquisadores e pesquisadoras brasileiros e estrangeiros, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso, aos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade de Brasília, respectivamente, e à Universidade Nova de Lisboa, por meio do Instituto de Comunicação e do Instituto de História Contemporânea. O projeto sediado na Universidade Federal de Mato Grosso integra aos esforços do Grupo de Pesquisa Observatório do Populismo no Século XXI (CNPQ/UnB), liderado pela professora colaboradora do PPGCOM/UFMT, Liziane Guazina.
Comunicação, Cidadania e Migrações transnacionais: trabalhador/a do conhecimento no Brasil
Coordenador: Prof. Dr. Cristóvão Domingos de Almeida
A pesquisa busca compreender como os migrantes de nacionalidade latino-americanaconvivem e vivem no estado de Mato Grosso, para isso, como ponto de partida, identificaremos pelo viés do capital social duas dimensões: a visão socioeconômica da migração e as redes solidárias migratórias que usam as redes sociais digitais para se informar, receber indicação de emprego, divulgar atividades de empreendedorismo e outros apoios que os auxiliam na inserção laboral e na geração de renda. Demarcaremos a realidade dos migrantes oriundos dos países latino-americanos, especialmente venezuelanos, bolivianos e haitianos, que se encontram em solo mato-grossense, a partir da trajetória socioeconômica, cultural e política, com o intuito de construir uma compreensão sobre o fluxo migratório e as motivações para a escolha do Brasil e de Mato Grosso como destino.
Comunicação, Cultura e Cidadania dos migrantes em Mato Grosso
Coordenador: Prof. Dr. Cristóvão Domingos de Almeida
A busca por trabalho e a fuga da pobreza impulsionam os processos migratórios em diversas localidades. A pesquisa busca compreender como os migrantes vivem em Cuiabá estado de Mato Grosso, e qual é a influência da comunicação na acolhida, acesso ao trabalho, moradia, educação e lazer. O referencial teórico abrange as perspectivas relacionadas aos conceitos de: Comunicação, Cultura, Cidadania e Trabalho como espaços emergentes que possibilitam vivenciar atividades com potencial de se inserir e ser presença ativa no ambiente em que vivem, com liberdade, participação e busca por aceitação, formas de sociabilidade e direitos. Ao evidenciar o fluxo migratório, não apenas como sujeitos econômicos, verificaremos que as formas de inserção do migrante na sociedade, incluindo a mídia como centralidade nesse processo, entenderemos as migrações refletem as contradições da sociedade: em tempo de crescimento econômico, eles são bem-vindos para atender a mão de obra, em momento desfavorável, com elevada taxa de desemprego, o migrante é enquadrado pA pesquisa busca compreender como os migrantes vivem em Cuiabá, estado de Mato Grosso, para isso, conecta com as narrativas, os usos e as apropriações das mídias na busca por trabalho, moradia e direitos. Demarcaremos a realidade dos países, a partir da contextualização sobre suas peculiaridades socioeconômica, cultural e política, com o intuito de construir uma compreensão sobre o fluxo migratório e as motivações para a escolha do Brasil e de Mato Grosso como destino dos migrantes. O referencial teórico abrange as perspectivas relacionadas aos conceitos de: Comunicação, Cultura, Cidadania, Ativismo Social e Trabalho como espaços emergentes que possibilitam vivenciar atividades com potencial de se inserir e ser presença ativa no ambiente em que vivem, com liberdade, participação e busca por aceitação, formas de sociabilidade e direitos. Como exercício metodológico, ampara-se nos princípios da história oral, seguindo as fases de coleta de dados, situar-se, observar, entrevistar e descrever as ambiências cotidianas e as interações socioculturais dos migrantes, iniciando a aproximação e coleta dos dados na Casa de Acolhida do Migrante, com identificações das localizações de moradias nos bairros da capital, com intuito de realizar um painel sobre as narrativas – origem, família, educação, profissão, religiosidade, cultura -, bem como mapear os usos das plataformas de mídia que contribuem para sua inserção no mundo do trabalho, compreendendo o trabalho como novas possibilidades de organização e de interação social (Streck, 2005). As análises das informações coletadas serão realizadas através do método Análise Textual Descritiva (ATD) que verificará as narrativas migrantes e as formas de inserção na sociedade, pontuando essencialmente o uso de mídia (Jenkins, 2008) como centralidade nesse processo, de modo a compreender: São essas inserções midiáticas e suas representações sociais construídas a partir da imigração a pesquisa busca revelar.
Perspectivas para o Fortalecimento da Cidadania e Redução da Desinformação sobre Saúde pelo Jornalismo
Coordenadora: Profª. Drª. Fernanda Vasques Ferreira
O presente projeto de pesquisa busca responder às seguintes inquietações: 1) De que maneira a comunicação, o jornalismo e o fenômeno da desinformação com o advento das fake news (Varão, 2017) interferem na prevenção em saúde impactando na vida dos cidadãos?; 2) Em que medida a automação no jornalismo (Dalben, 2020), o uso de ferramentas da computação (Kao; Poteet, 2007; Chollet, 2018; Ferreira et al. 2022) e a algoritmização (Dalben, 2020) contribuem para a qualidade da produção jornalística e para a redução da desinformação sobre saúde? Assim, a proposta tem como objetivos: 1) Identificar de que forma as políticas públicas interferem e/ou sofrem interferência do jornalismo; 2) Compreender de que maneira essas políticas públicas são comunicadas nas mídias sociais; 3) Investigar de que maneira a comunicação, o jornalismo e o fenômeno da desinformação interferem na prevenção em saúde, impactando a vida dos cidadãos; 4) Estudar de que forma a automação, algoritmização e o uso de ferramentas de computação têm interferido na qualidade da produção jornalística bem como na redução da desinformação na comunicação de políticas públicas relativas à saúde. Para realizar a pesquisa e responder às inquietações apresentadas, o projeto se vale da Pesquisa Bibliográfica (Stumpf, 2006) e Revisão de Literatura do arcabouço teórico já constituído e em construção sobre os principais conceitos que orientam o escopo teórico-metodológico dessa pesquisa; dos métodos de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) do corpus selecionado e Entrevista (Naves; Pereira, 2013) com jornalistas, além da análise de mídias sociais, a partir de estudos relacionados à computação e algoritmos fazendo uso da linguagem de programação Python (Chollet, 2018) associados à Netnografia (Santos, 2020) para identificar conteúdos telejornalísticos locais, regionais ou nacionais relacionados à saúde e entender como esses assuntos são discutidos nas mídias sociais por parte dos cidadãos. O corpus final, no entanto, será definido ao longo do desenvolvimento do projeto.
O Rio Grande do Sul embaixo dágua: uma análise da cobertura dos jornais mato-grossenses sobre o desastre ambiental
Coordenadora: Profª. Drª. Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini
Este projeto de pesquisa parte do seguinte problema: Como a mídia mato-grossense noticiou os desastres ambientais de maio de 2024 no Rio Grande do Sul? Para tanto, serão coletadas informações dos três principais veículos de mídia online da capital mato-grossense, a saber: Portal de Notícias G1, Olhar Direto e Mídia News no período que compreendeu o início das tragédias de 27/04/2024 a 31/05/2024, utilizando-se como método a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Desse modo, o objetivo geral é o de analisar a cobertura da mídia mato-grossense sob a ótica do jornalismo ambiental o desastre no Rio Grande do Sul ocorrido em maio de 2024, levando-se em consideração os preceitos do fazer jornalístico ambiental e seus deveres de interesse público, social, democrático e de educação. Devido aos grandes desastres ambientais cada vez mais presentes (fruto de uma sociedade pós-moderna), a mídia tem noticiado os temas ambientais com maior frequência. Estudar esta especialidade, que cresce com a crise climática vigente se faz necessária, importante e urgente. Ressalta-se ainda a importância do olhar para o desastre ambiental sob o viés da mídia local/regional, trazendo as matérias próximas aos cidadãos e a ideia de pertencimento propostos por Peruzzo (2003). Segundo Girardi et al (2018), uma cobertura ambiental sistêmica e holística requer do jornalismo um papel social, de empoderamento dos próprios cidadãos na realidade ao qual estão inseridos e comprometidos com uma informação de qualidade. Como metodologia, utiliza-se a Análise de Conteúdo possibilitando a categorização de palavras-chaves que mais apareceram na cobertura da mídia mato-grossense. As análises são embasadas nas características do jornalismo ambiental, sendo elas de forma holística, engajada, consciente e transformadora de paradigmas.
Representações e o audiovisual brasileiro: Raça, gênero e interseccionalidades
Coordenadora: Profª. Drª. Nealla Valentim Machado
O cenário contemporâneo na televisão e no telejornalismo nacional é marcado por inovações e mudanças e estão acontecendo diante de nossos olhos. Esta pesquisa pretende investigar como se dão as diferentes representações dos sujeitos negros em diversas telas no audiovisual brasileiro, perante novas possibilidades propostas. A pesquisa se dará a partir de preceitos éticos científicos e se baseará no contato com as teorias e metodologias da interseccionalidade (Collins, 2019), de estereótipos (Hall, 2016) e das imagens de controle (Collings, 2019), para compreendermos como essas possibilidades de representação e de autodefinição (Collins, 2019) são fundamentais para mudarmos anos de estereótipos que eram (e talvez ainda sejam) perpetrados nas diversas telas. E, também, para entendermos como esses estereótipos ainda encontram ressonância em diversos canais, como por exemplo, matérias telejornalísticas e programas ficcionais como telenovelas, series ficcionais, vídeos musicais e vídeos para plataformas.
O que ensina a publicidade? Possibilidades e desafios no uso pedagógico do texto publicitário
Coordenadora: Profª. Drª. Pâmela Saunders Uchôa Craveiro
O projeto de pesquisa tem como objetivo geral estudar o potencial da literacia publicitária para promoção de cidadania comunicativa no âmbito da educação básica. A investigação fundamenta-se na perspectiva de convergência entre comunicação e educação como campo teórico-prático transdisciplinar e na relevância do uso pedagógico das mídias no ensino básico para uma cidadania comunicativa. O enfoque metodológico do estudo será qualitativo, envolverá pesquisa bibliográfica, bem como abordagem da pesquisa-intervenção. Espera-se com este estudo contribuir para diminuir a lacuna de pesquisas no campo da mídia-educação com foco na publicidade; fortalecer a reflexão acerca da perspectiva da mídia-educação como instrumento de aproximação entre cultura, educação e cidadania; evidenciar a relevância do fomento de competências em literacia publicitária para a formação de sujeitos ativos, críticos e criativos.
O jornalismo popular e a crítica política em suas primeiras páginas
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Daniel Levoti Portari
A presente proposta visa realizar análise dos conteúdos jornalísticos compartilhados por três grandes conglomerados de notícia atuantes no Brasil a partir da noção do acontecimento jornalístico. Partindo dos conceitos de Vera França, que apontam que o acontecimento é da ordem da experiência e que a mídia atua como um mediador da sociedade, elegeu-se quatro grandes conglomerados jornalísticos para a presente análise: G1 (das Organizações Globo), Folha de S.Paulo, CNN Brasil e BBC Brasil. Em comum essas organizações têm o fato de serem tradicionais já em outros meios, como impresso, televisivo e radiofônico e, posteriormente, migrarem para sites na Internet e, por último, abrirem seus canais em redes sociais, mais especificamente o Instagram. Considerando que essas redes foram criadas para aproximar pessoas e compartilhar conteúdos entre amigos e familiares, os pesquisadores pretendem compreender como esses grandes conglomerados se valem das redes para disseminar seus conteúdos e, mais que isso, quais são os critérios utilizados para a escolha do que será compartilhado com seus seguidores. Assim, partimos a nossa discussão da convergência das mídias até ao uso das redes sociais como instrumento de disseminação de informação jornalística. Como metodologia propomos a análise de conteúdo, para posteriormente, compreender como os acontecimentos são enquadrados por esses meios em suas rede sociais, permitindo compreender como o jornalismo se vale dessas plataformas para distribuir conteúdo e informação jornalística.
Comunicação, Gênero e Mídia: representações, construções discursivas e possibilidades cidadãs
Coordenadora: Profª. Dra. Tamires Ferreira Coêlho
Provocado por reflexões, observações e dados obtidos durante o primeiro ano de atividades do Pauta Gênero: Observatório de Comunicação e Desigualdade de Gênero da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), este projeto de pesquisa se propõe a analisar representações e construções discursivas de gênero em produtos midiáticos mato-grossenses e brasileiros, de modo a compreender a convergência entre elementos de empoderamento e de opressão complexamente articulados a produtos contemporâneos e a seu potencial de cidadania e transformação social. Baseia-se metodologicamente na análise discursiva e na perspectiva interseccional, refutando uma essencialização do gênero.
Jornalismo Digital em Mato Grosso: Práticas e Construção Identitária em Meios Independentes
Coordenadora: Profª. Drª. Tamires Ferreira Coêlho
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a atuação de grupos/coletivos que produzem jornalismo digital independente no estado de Mato Grosso, com destaque para os que atuam na capital, Cuiabá, diferenciando suas produções dos modelos tradicionais. Para além de entender as práticas jornalísticas, será pesquisada sua reverberação na identidade jornalística do meio de comunicação. Embora alguns mapeamentos já tenham sido feitos no âmbito do jornalismo independente brasileiro, como o protagonizado pela Agência Pública, reunindo meios “que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas”, os projetos mapeados são essencialmente (com algumas exceções) veículos jornalísticos do eixo Sul-Sudeste do Brasil. Em uma observação preliminar, apenas um dos projetos que constam no “Mapa do Jornalismo Independente” da Agência Pública menciona atuação no estado de Mato Grosso e nenhum desses meios nasceu nesse estado. Esta pesquisa é parte de uma pesquisa colaborativa maior, que articula diversas universidades brasileiras, iniciada por instituições como Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Ceará (UFC).
LINHA DE PESQUISA 2 – ESTÉTICAS E NARRATIVAS
Imagens técnicas e inteligência artificial: apelos estéticos, desafios éticos
Coordenador: Prof. Dr. Daniel Melo Ribeiro
Esta pesquisa trata do uso de imagens técnicas computacionais criadas por ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA). Considerando o rápido avanço das tecnologias de IA na criação de conteúdos cada vez mais realistas, as imagens sintéticas baseadas em aprendizado de máquina se encontram na vanguarda da desinformação. Diante da necessidade de se compreender as propriedades formais dessas imagens, bem como identificar os problemas que emergem das suas aplicações e de seus modos de circulação, levantamos a seguinte pergunta: quais são os dilemas éticos envolvidos nos usos das imagens geradas por IA, considerando suas características estéticas? Como hipótese, argumentamos que as imagens geradas por IA, por um lado, potencializam características estéticas que já estavam presentes em formatos anteriores, ao acentuar o efeito de simulação da realidade e facilitar procedimentos criativos de montagem. Por outro lado, a maneira como essas imagens são geradas introduz novas perspectivas criativas, cujos usos demandam um olhar crítico sobre seus desdobramentos éticos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender as propriedades técnicas e formais das imagens geradas por inteligência artificial a fim de problematizar seus usos e seus efeitos no contexto da desinformação. Nossas reflexões se fundamentam nos conceitos da semiótica e do pragmatismo de Charles Peirce, bem como nos autores que abordam o tema das imagens técnicas, como Walter Benjamin e Vilém Flusser.
Memória e preservação do cinema e audiovisual em Mato Grosso: acervo, história e cineclubismo
Coordenadora: Profª. Drª. Letícia Xavier de Lemos Capanema
Este projeto se insere no campo dos estudos da Memória e Preservação Cultural. Busca-se desenvolver ações de preservação, difusão e investigação científica e laboratorial voltadas à trajetória do cinema e do audiovisual em Mato Grosso, bem como consolidar o Cineclube Coxiponés da UFMT como centro de referência para pesquisa em audiovisual no estado e no centro-oeste. Parte-se da necessidade de implementar ações de salvaguarda, difusão e investigação científica e laboratorial voltadas à memória audiovisual em MT. Destaca-se o papel essencial do Cineclube Coxiponés na constituição e manutenção de acervos documentais, fílmicos, fotográficos e de equipamentos. Diante de sua importância e da necessidade de fomentar a pesquisa a partir de seus arquivos, questiona-se que legibilidades sobre a cultura, a sociedade e a história do cinema e audiovisual em MT podem surgir a partir do contato de estudantes e pesquisadores com os acervos e espaços do Cineclube da UFMT. A importância desta pesquisa está em criar sólidas ações de preservação e difusão de tão importante acervo, possibilitando o seu acesso local e remoto e fomentando a experimentação e o trabalho investigativo interessado em elementos históricos, estéticos e discursivos da sociedade e da cultura em MT. Metodologicamente, propõe-se duas frentes de atuação: a) a primeira, de caráter prático, consiste na reconfiguração dos espaços físicos, catalogação e digitalização dos acervos do Cineclube, possibilitando usos laboratoriais e o acesso presencial e remoto de seus arquivos; b) a segunda, de natureza teórico-científica, propõe o desenvolvimento de pesquisas em torno das três linhas norteadoras do projeto: a) Memória e Preservação; b) Cineclubismo; c) História do Cinema e Audiovisual em MT.
Cinema e Audiovisual contemporâneo: territórios, poéticas e acesso
Coordenadora: Profª. Drª. Sabrina Tenório Luna da Silva
Objetiva-se investigar as diversas formas de realização fílmica e audiovisual no contexto contemporâneo através do seu local de produção e da distribuição das obras, tendo como foco principal de análise o cinema brasileiro realizado no período pós-retomada e as políticas públicas de fomento ao setor.
O Cinema e o Arquivo: encontros, ausências e recriações
Coordenadora: Profª. Drª. Sabrina Tenório Luna da Silva
O presente projeto tem como objetivo investigar as diversas formas de realização fílmica através de arquivos e materiais pré-existentes, entre as quais destacamos o found footage, filme de compilação e filme ensaio. O uso de materiais pré-existentes para a realização fílmica, apesar de existir praticamente desde o início do cinema, tem a sua documentação esparsa, sendo normalmente associado a um conceito geral que coloca o arquivo em um local de autoridade, associado normalmente à citação. A necessidade do arquivo enquanto local de preservação da memória, mas também o questionamento desse espaço, que parte também de exclusões, vem sendo operada de forma frequente na realização cinematográfica contemporânea, ampliando, através dos materiais utilizados, espaços de debate. Neste projeto, pretendemos contribuir para o campo através de pesquisas, publicações, traduções e oferta de oficinas relacionadas a ações de extensão. Palavras-chave: Arquivo. Cinema. Preservação. Found Footage. Filme Ensaio.
Desinformação e táticas educacionais de resistência: diagnósticos e alternativas para um desafio do nosso tempo
Coordenador: Prof. Dr. Thiago Cury Luiz
As narrativas desinformativas, oficiais ou anônimas, interditam o debate público e geram desconfiança na sociedade, indicando que a alfabetização informacional pode contribuir para o enfrentamento às informações falsas e enganosas. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo investigar o fenômeno da desinformação nas redes sociais e propor dinâmicas educacionais como aparato de resistência. Para tanto, os métodos prioritários serão a análise de conteúdo (Bardin, 2002) e a pesquisa-ação (Peruzzo, 2005), com o estabelecimento de categorias analíticas e roteiro de oficinas formativas em escolas públicas de Mato Grosso, respectivamente. Com os resultados, esperamos compreender melhor as intersecções entre desinformação e pós-verdade, além de formar criticamente estudantes do ensino fundamental ou médio para o uso das mídias e o consumo de informação.
DOCENTES COLABORADORES
Narrativas de um mundo frenético: emergências globais e outros desastres
Coordenadora: Profª. Drª. Andréa Ferraz Fernandez
O projeto Narrativas de um mundo frenético: emergências globais e outrosdesastres deseja fomentar a discussão sobre como melhorar a apropriação deinformação científica referente ao a) Incremento da crise climática, a partir dossinais como inundações, ondas de calor, ciclones, aumento do nível dos oceanos,entre outros; b) Imobilidade no avanço de soluções para as questões sociais,contemplando as principais causas mundiais a serem combatidas na busca dajustiça social; c) Morosidade na amplificação de propostas para o mercadocultural, entendido em seus âmbitos da produção, formação e consumo. Para suaexecução, dividida em 3 módulos, de um ano cada, está previsto odesenvolvimento de ações direcionadas a: 1) catalogação de pesquisas – assimcomo experiências implementadas – competentes no processo de produção deinformação e o de consumo de conteúdo mediada pelas mídias digitais; 2)estudo e emprego de estratégias capazes de promover o processo de significaçãoe aquisição de conhecimento, aumentando a compreensão do receptor sobredeterminada situação ou fenômeno de alta complexidade; 3) estudo e empregode estratégias argumentativas para a criação de conteúdos que favoreçam areutilização de modelos customizáveis, na cobertura de temas com alto grau decomplexidade. O suporte teórico de base será feito em base dos autores CiroMarcondes Filho e Marshall McLuhan, como teóricos da comunicação e DonnaHaraway, como teórica dos estudos culturais. A expectativa é que os resultadosalcançados possam contribuir para a ciência da divulgação da científica pormeios digitais, favorecendo o compartilhamento de conteúdos científicos, noensejo de incentivar o consumo de informações científicas, estimular a reflexão,o pensamento crítico, a popularização das produções, e colaborando com aabertura e transmissão de dados comumente restritos a círculos profissionais.
Neoconservadorismo versus diversidade: O processo de seleção das fontes na cobertura eleitoral de 2022 da CBN e da Jovem Pan
Coordenador: Prof. Dr. Luãn José Vaz Chagas
Como se dá a seleção das fontes e suas declarações na cobertura eleitoral sobre a corrida presidencial de 2022 na CBN e na Jovem Pan? A pesquisa pretende analisar as abordagens das emissoras inseridas também no contexto de captura de mídia, de neoconservadorismo e de neopopulismo autoritário. O aprofundamento na pesquisa sobre a seleção no ambiente atual permite repensar as estratégias de seleção, a lei dos dois lados, a ascensão do jornalismo declaratório como parte da compreensão dos radiojornalistas de que a sonora é a materialização do acontecimento. Além disso, o objetivo também refletir sobre a confiança em fontes neopopulistas autoritárias, a racionalidade colonizadora no processo de seleção, a captura de mídia em suas novas formas de produção de conteúdos (Schffrin, 2018) e o próprio populismo midiático (Krämer, 2014) em abordagens noticiosas que provocam a naturalização dos pseudo-fatos (Chagas, 2020).
Podcasts em jornalismo construtivo e de soluções na América Latina: as sonoridades de uma nova proposta de abordagem noticiosa
Coordenador: Prof. Dr. Luãn José Vaz Chagas
O projeto pretende realizar estudos sobre os podcasts que produzem jornalismo construtivo e de soluções na América Latina. O objetivo é analisar características sonoras de podcasts oriundos de coletivos, jornalistas e meios de comunicação autodefinidos como produtores de jornalismo construtivo e de soluções na América Latina. Os protocolos de coleta e análise dos podcasts reunirão duas estratégias centrais: a análise de conteúdo após mapeamento das ações nas plataformas de áudio e a realização de entrevistas semiestruturadas com os produtores. O encontro de formas de análise sonora e os aportes do som como elemento âncora da construção dos produtos em áudio é também um dos objetivos metodológicos da pesquisa.
Tensões contemporâneas: acontecimentos, figuras públicas e poder
Coordenador: Prof. Dr. Pedro Pinto de Oliveira
O presente projeto de pesquisa é uma continuidade de um estudo interdisciplinar na interseção da Comunicação, Cultura e Poder, com aportes da Filosofia, Política, Ciência, Cinema e Audiovisual. Está inserido na aproximação de duas linhas de pesquisas das quais faço parte como pesquisador associado da UFMT: Comunicação e Mediações Culturais, no programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e Estéticas e Narrativas, no programa de pós-graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM). A partir da noção relacional da Comunicação – eixo teórico – buscamos analisar diferentes práticas sociais e culturais nos contextos contemporâneos. As análises focam as temáticas da experimentação das linguagens audiovisuais; estratégias comunicativas nos embates do poder real e simbólico; acontecimentos e performance de atores sociais e modos de criação/operação de práticas sociais, culturais e políticas.