As mudanças integram um conjunto de ajustes no início do quadriênio
Duda Alcântara*
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT) inicia o segundo semestre de 2025 com novidades em seu corpo docente. Entre os novos integrantes, estão o professor doutor Daniel Melo Ribeiro e a professora doutora Sabrina Tenório Luna da Silva, que trazem ao Programa experiências acadêmicas e projetos de pesquisa alinhados com os desafios contemporâneos da Comunicação.
Com trajetórias distintas, mas complementares, os dois docentes se juntam à Linha 2 – Estéticas e Narrativas, voltada ao estudo das materialidades comunicacionais, linguagens e processos de significação em diferentes suportes midiáticos.
Estética, IA e desinformação
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniel Melo Ribeiro possui especialização em Gestão Estratégica da Informação, mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP) e doutorado em Comunicação e Semiótica também pela PUC-SP.
Com passagem pela UFMG entre 2019 e 2024, ele se transferiu para a UFMT neste ano e destaca o bom acolhimento no Programa. “Já tinha alguns vínculos acadêmicos com professores do PPGCOM, o que facilitou a interlocução. Estou empolgado com esse desafio. Os projetos dos discentes são bastante promissores”, afirma.
Seu foco de pesquisa está na intersecção entre estética, imagens técnicas e inteligência artificial. Daniel dará continuidade ao projeto “Imagens técnicas e inteligência artificial: apelos estéticos, desafios éticos”, iniciado em 2024, e que já rendeu publicações e apresentações em congressos científicos. Além disso, pretende intensificar a atuação do grupo de pesquisa MediaAção, promovendo encontros com estudantes para debater textos e estudos de caso sobre desinformação.
A atuação do professor também está vinculada à Rede SIMM, que reúne, além de pesquisadores da UFMG, membros da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). No contexto da rede, Daniel investiga os impactos das imagens geradas por IA no ecossistema informacional. “Essas imagens computacionais têm provocado transformações importantes e apresentam riscos que precisam ser estudados com cuidado, sobretudo no que diz respeito à sua inserção em contextos de desinformação”, alerta.
Audiovisual e internacionalização
Já a professora Sabrina Tenório Luna da Silva traz para o Programa uma sólida formação em Comunicação, com forte atuação nas interfaces entre estética, narrativa e audiovisual. Mestra e doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com doutorado sanduíche na Universidade Livre de Berlim (Alemanha) com bolsa da Capes, ela é professora efetiva do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT desde 2022.
Sabrina pretende ampliar os espaços de diálogo entre graduação e pós-graduação. “Minha ideia é estimular a integração dos discentes do curso de Cinema ao PPGCOM, promovendo trocas que contribuam para a formação e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas”, afirma. Embora ainda não esteja ministrando disciplinas, nem orientando estudantes, vê esse momento inicial como estratégico para conhecer o perfil dos discentes e se integrar à dinâmica institucional.
A docente também planeja dar continuidade a projetos acadêmicos com foco em publicações e participação em eventos científicos. “Espero contribuir para a pesquisa em Comunicação em âmbito local e nacional, ajudando a formar pesquisadores e disseminar a prática da pesquisa acadêmica”, conclui.
**Estudante de Jornalismo da UFMT e integrantes do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”