A ação ocorre na próxima terça-feira (17), a partir das 19h, no Centro Cultural Casa das Pretas
Na próxima terça-feira (17), o Coletivo Com_Texto realiza a roda de conversa “Desinformação: Impactos sociais e políticos atuais”, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Casa das Pretas. A iniciativa faz parte da última etapa do programa “Diversidade nas Redações”, realizado em parceria com a É Nois Laboratório de Jornalismo (SP), e patrocinado pela Google News Initiative. A participação é gratuita e contará com a emissão de certificado.
O encontro busca apresentar aos participantes os diferentes contextos atrelados à desinformação e quais os principais impactos das notícias falsas no cotidiano da sociedade. Entre os temas que serão abordados estão o debate das pautas LGBTI+, indígenas, violência contra mulher e também as articulações com o cenário acadêmico em Mato Grosso.
Para movimentar a roda, o Coletivo convidou quatro mulheres que dialogam sobre o tema em diferentes frentes, sendo elas: Lupita Amorim, cientista social e multiartista; Tamires Coelho, professora de Jornalismo e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) da UFMT; Nara Assis, jornalista e mestre em Comunicação e Poder pelo PPGCOM/UFMT; e Helena Corezomaé, jornalista e antropóloga social.
Segundo a jornalista e membro do Coletivo, Beatriz Passos, a iniciativa aponta para um caminho de disseminar e incentivar o debate sobre a desinformação no contexto mato-grossense. Também responsável pela mediação da roda, a comunicadora afirma ainda que a ação trará mais clareza aos participantes com relação às diferentes consequências da desinformação.
“Buscamos compor uma mesa diversa e que pudesse levar para o debate como a desinformação se articula em diferentes contextos e pautas políticas e sociais. Essa é uma iniciativa que nosso coletivo idealizou justamente para fomentar a discussão e mostrar que falar sobre o impacto das notícias falsas é um dever não só nosso, de comunicadores, mas também de toda sociedade”, disse a jornalista.
Além da roda, o evento também vai contar com a apresentação cultural de Lupita Amorim e um coffee break especial, visando a interação do público com as convidadas para compor o debate. O público presente ainda contará com a distribuição de unidades físicas do guia gastronômico “Prato Firmeza 5 – Campo e Cidade”, finalista do Prêmio Jabuti 2024.
Os encontros para debater desinformação também estão sendo realizados em outras nove capitais brasileiras a partir do programa “Diversidade nas Redações”. Além da promoção de eventos, o programa também possibilitou a formação gratuita de jovens estudantes do Ensino Médio e dos cursos de jornalismo sobre o combate à desinformação.
Para participar não há necessidade de inscrição prévia e todas as pessoas presentes poderão receber certificação de participação no evento. A ação vai ocorrer no Centro Cultural Casa das Pretas, localizado na Praça Conde de Azambuja, nº 25, Praça da Mandioca, em Cuiabá.
A roda de conversa conta ainda com o apoio local do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Mulheres Negras (Imune) e Centro Cultural Casa das Pretas.
Serviço:
“Desinformação: Impactos sociais e políticos atuais”
Dia: 17/12
Hora: 19h
Local: Centro Cultural Casa das Pretas (Praça Conde de Azambuja, nº 25 Praça da Mandioca – Cuiabá-MT)