VEM AÍ: Conversa de Pesquisa, a 5ª Temporada do podcast do PPGCOM

O podcast está de volta com muita pesquisa e boas reflexões

Emanuelle Caroline e Jorge Amorim*

Estreia nesta sexta-feira (22) a 5ª temporada do podcast “Conversa de pesquisa”, uma produção do PPGCOM/UFMT. Nesta nova fase, as professoras e professores do Programa contam sobre os caminhos que os trouxeram à docência na pós-graduação, suas respectivas linhas de pesquisa e a relação dos estudos da pós-graduação com a graduação. Ao todo, serão 15 entrevistadas/os.

O objetivo é divulgar para a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) os trabalhos desenvolvidos pelos/as docentes do Programa de maneira palatável e de fácil compreensão. Os novos episódios terão uma periodicidade mensal e seguirão o mesmo formato utilizado em temporadas anteriores do podcast.

Nova temporada

O primeiro entrevistado da nova temporada é o professor doutor Thiago Cury Luiz, docente permanente do PPGCOM e atual coordenador do Programa. Na entrevista, ele conta um pouco de sua trajetória acadêmica e explica o funcionamento do PPGCOM e suas respectivas linhas de pesquisa, além de destacar o trabalho que desenvolve em dois projetos de pesquisa que coordena também na graduação, voltados para os temas da desinformação e educomunicação.

Perguntado sobre os reflexos de seus projetos de pesquisa na graduação em trabalhos da pós-graduação, o professor esclarece que, em alguns casos, as linhas de pesquisa confluem, mas tudo depende da proposta que as/os candidatas/os ao Programa apresentam no ato de inscrição. Quando linhas de pesquisas se encontram, há uma interdisciplinaridade.

Ao ser questionado sobre os impactos da desinformação na sociedade, o professor aponta para duas possíveis saídas para o atual quadro de disseminação de informações falsas que assola a sociedade, sobretudo, na internet. A primeira é a elaboração de leis que regulamentem a atuação de plataformas digitais no Brasil, por exemplo, o Projeto de Lei 2630/2020 – o “PL das Fake News”. A segunda propõe uma educação midiática principalmente entre crianças e adolescentes, sendo o ambiente escolar o mais propício para o desenvolvimento dessa alternativa.

“As crianças ainda podem ser educadas antes de adentrarem totalmente nessa cultura da tecnologia e redes sociais. Se a gente fizer um trabalho neste sentido, no médio e longo prazo, podemos colher bons frutos”. No entanto, Thiago é categórico ao afirmar que “é improvável acreditar que a desinformação deixará de existir”.

Para ouvir a entrevista completa, basta clicar aqui.

Conversa de pesquisa

O podcast do PPGCOM está ativo desde de 2020 e já possui 4 temporadas completas com conversas e entrevistas com docentes e discentes do Programa. Todo o processo de produção, pesquisa e entrevista desta nova temporada é feito pelos integrantes do projeto de extensão Empiria, que envolve estudantes de graduação em Jornalismo da UFMT. Para escutar as entrevistas anteriores, basta acessar o perfil do PPGCOM-UFMT no Spotify.

*Estudantes de Jornalismo da UFMT e membros do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”

Acessbilidade