O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas e são inteiramente online, confira
O Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMT recebe durante os dias 14, 15 e 16, o XVII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede Amlat. A organização é do Grupo de Pesquisa Ciclo – Comunicação, Política e Cidadania e do Projeto Pauta Gênero, ambos liderados por professoras da linha de Política e Cidadania do PPGCOM. Este ano, o tema que rege o evento é “Comunicação cidadã: metodologias e olhares territorialmente situados”.
Realizando sua primeira edição no Centro-Oeste do país, e de forma especial, no Campus Cuiabá da Universidade Federal do Mato Grosso, a programação do Seminário conta com palestrantes de países espalhados pela América Latina, como Equador, Bolívia, Colômbia, Chile e Brasil.
Na terça (14) e na quinta (16), o evento é realizado no Auditório do Museu Rondon, localizado no prédio do ICHS, já na quarta-feira (15), no Auditório M, do Instituto de Linguagens.
O Seminário tem o objetivo de discutir e compartilhar experiências sobre investigação crítica, e, de acordo com uma das organizadoras, a professora do PPGCOM e doutora em Comunicação, Tamires Coêlho, também dialogar sobre os desafios que os pesquisadores enfrentam.
“É uma grande alegria, como coordenadora de um grupo de pesquisa que faz parte da Rede Amlat, trazer o evento para a UFMT. Ele aproxima países, e faz com que dialoguemos sobre desafios científicos e comunicacionais que enfrentamos em comum, apesar de estarmos em diferentes países da América Latina e em contextos específicos”, relatou Tamires.
A docente ressalta também que a abordagem crítica sobre as referências e metodologias pode ser utilizada para inovar no quesito pesquisa em comunicação, e “sobretudo, contextualizar nossos esforços científicos em uma perspectiva emancipadora, que abandona legados coloniais”, finalizou.
Além da professora Tamires, outros docentes do corpo do Programa de Pós-graduação em Comunicação também estarão presentes como palestrantes no evento.
As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas. Acesse aqui e já garanta o seu lugar. A programação completa com os dias, horários, temas das palestras e palestrantes está disponível logo abaixo.
Por Thalita Queiroz
Trabalho elaborado no âmbito do Projeto de Extensão Tornar Comum: Divulgação de Ciências em Comunicação e Poder