A docente atua na Linha de Pesquisa Política e Cidadania do PPGCOM e pesquisa temas como infância e juventude, consumo e ética publicitária
Interessada por pesquisa em comunicação desde a época da graduação na Universidade Federal do Ceará, a professora Pâmela Saunders Uchôa Craveiro é doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Vigo (UVIGO-Espanha).
Atualmente, orienta e ministra aulas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como docente permanente, além de liderar o Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade (OPSlab), grupo de pesquisa e extensão universitária que busca compreender os aspectos da relação entre sociedade e mídia (principalmente comunicação publicitária). O OPSlab possui projetos de pesquisa e extensão, e participa de diversos eventos acadêmicos e de relevância em comunicação social.
Integrante do PPGCOM desde sua inauguração, em 2020, a docente leciona atualmente a disciplina Cidadania e Representações Midiáticas, mas já ministrou Metodologias da Pesquisa em Comunicação, outra matéria que converge com seus objetos de pesquisa. Neste momento, a professora trabalha com a pesquisa “O que os anúncios ensinam: possibilidades e desafios na apropriação crítica e criativa do texto publicitário” no OPSlab.
Docente também do curso de Publicidade e Propaganda da UFMT, Pâmela Craveiro Possui interesse em publicidade, literacia publicitária, mídia-educação e em discutir como as áreas de infâncias, adolescências, cidadania e consumo se relacionam com a comunicação social.
“Realizar pesquisas partindo dessas temáticas possibilita pensar questões pertinentes socialmente ao estudar as infâncias e adolescências e suas relações com a comunicação, problematizando os processos de cidadania e mídia-educativos que envolvem crianças e adolescentes em nossa sociedade”, afirma a professora.
Atuante como professora na UFMT desde 2017, a pesquisadora teve a oportunidade de dar início a uma nova fase dos cursos de comunicação social da universidade, participando do início do PPGCOM e disseminando seu conhecimento e experiência com os alunos de mestrado e da graduação. Pâmela afirma que o trabalho foi essencial durante o período de pandemia, além de reforçar a importância do PPGCOM para a produção de ciência no país.
“Em meio a todos os desafios e dificuldades de fazer pesquisa científica no Brasil, tem sido uma honra pra mim estar ao lado de professores pesquisadores e mestrandos tão comprometidos em construir um mestrado forte e relevante socialmente”, ressalta.
Nos últimos anos, Pâmela colaborou com a produção de diversos livros, como “Comunicação e Infância” e “A Dissimulação na Sociedade de Consumo”, ambos editados pela Pimenta Cultural. Considerando outras produções científicas, a docente já produziu mais de 80 publicações, muitas delas em parceria com outros pesquisadores.
LINK “Comunicação e Infância” – https://books.google.com.br/books/about/Comunica%C3%A7%C3%A3o_e_Inf%C3%A2ncia.html?id=bXU3DwAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
LINK “A Dissimulação na Sociedade de Consumo” – https://books.google.com.br/books/about/A_dissimula%C3%A7%C3%A3o_na_Sociedade_de_Consumo.html?id=Gy2iEAAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
Em 2023, Pâmela Craveiro e o egresso do PPGCOM, Thiago Toledo, orientado pela professora, publicaram, na revista Comunicação e Educação, o artigo “Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade”. A pesquisa analisa como os projetos de extensão das universidades públicas do Brasil podem contribuir para a formação crítica e cidadã dos graduandos de cursos de Publicidade.
LINK “Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade” – https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805
É sobre esse trabalho recente, bem como sobre o projeto de pesquisa da professora Pâmela Craveiro, que a equipe do Tornar Comum conversou com ela na entrevista a seguir.
Tornar Comum: Qual a importância da educomunicação para a construção de uma perspectiva crítica para quem consome?
Pâmela Saunders: A educomunicação é um campo teórico-prático que se fundamenta justamente em estudar, propor e praticar a apropriação crítica e cidadã da mídia. Essa criticidade e esse compromisso com a cidadania são alcançados pelo estímulo à tomada de consciência sobre a realidade social, bem como pelo fomento de proposições em torno da comunicação com expectativas de transformação social.
Tornar Comum: Professora, você coordena atualmente o Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade. Como você resume os interesses principais do grupo?
Pâmela Saunders: O projeto nasce de inquietações nossas enquanto grupo a partir de experiências na extensão. Quais as possibilidades e os desafios de inserirmos a publicidade em práticas educomunicativas? Partimos da compreensão da publicidade como prática intrínseca com a realidade social e, portanto, envolvida com o ensino de valores sociais. Assim exercendo uma função pedagógica. Porque a publicidade ocupa grande espaço na nossa vida cotidiana, partimos da hipótese de que ela teria grande potencial de ajudar a estabelecer uma ponte entre o saber formal trazido por educomunicadores e o repertório de experiências de crianças e adolescentes.
Tornar Comum: No caso do artigo “Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade”, que desafios metodológicos você destacaria para a sua produção?
Pâmela Saunders: Esse artigo em específico nasce do Trabalho de Conclusão de Curso do hoje mestre em Comunicação pelo PPGCOM Thiago Toledo. A partir de sua experiência, durante sua graduação em Publicidade, em oficinas educomunicativas com crianças no âmbito do OPSlab, ele propõe uma educação para a prática publicitária libertadora. Uma pedagogia que, fundamentada em Paulo Freire, nos convoca a olhar para a necessidade de formar publicitários mais críticos e comprometidos com valores cidadãos. Nosso maior desafio teórico-metodológico, nessa publicação, foi conseguir aprofundar e atualizar a discussão trazida no TCC do Thiago, agregando reflexões desenvolvidas em nosso projeto de pesquisa coletiva no OPSlab (O que ensinam os anúncios? Possibilidades e desafios na apropriação crítica e criativa da publicidade) e na pesquisa de mestrado do Thiago (Publieducomunicação: a prática educomunicativa atravessada pela publicidade).
Tornar Comum: Como essa publicação se conecta com a sua linha de pesquisa no PPGCOM?
Pâmela Saunders: Essa publicação e todas as demais produções científicas e práticas extensionistas desenvolvidas pelos integrantes do OPSlab se conectam com a linha de pesquisa Política e Cidadania do PPGCOM, uma vez que nos interessa estudar a comunicação na construção e no exercício da cidadania de crianças e jovens.
Tornar Comum: Quais são as possibilidades da pesquisa-ação para estudantes da pós-graduação?
Pâmela Saunders: Para citar apenas duas, diria que a pesquisa-ação possibilita compreender bem como intervir sobre uma determinada realidade social, e permite construir uma pesquisa ouvindo as pessoas, entendendo-as como atores sociais e, sobretudo, como parceiras no processo investigativo.
Tornar Comum: Pensando nas pessoas que pretendem participar da seleção de alunos regulares do PPGCOM e que se identificam com o tema do seu projeto, que dicas você daria a elas? Qual seria o primeiro passo?
Pâmela Saunders: Sugiro que acessem o site do OPSlab (https://www.opslab.com.br/), o nosso perfil do Instagram (https://www.instagram.com/opslab.ufmt/), confiram os tipos de pesquisa que produzimos, os autores e autoras que mobilizamos em nossas pesquisas, as estratégias metodológicas que adotamos. Entrem em contato com integrantes do Laboratório caso desejem ter acesso a algum trabalho (TCC, dissertação). Fiquem atentos ao nosso projeto de pesquisa coletivo e considerem pensar em um objeto de estudo que dialogue com ele. Afinal, é sempre bem-vindo e bem-vinda quem tem a intenção de agregar para nossa produção coletiva de conhecimento como grupo.
Por Larissa Azevedo
Trabalho elaborado no âmbito do Projeto de Extensão Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder.