Mestrado em Comunicação da UFMT lança edital para turma de 2024; seleção será inteiramente online

São 15 vagas para as linhas de Política e Cidadania e Estéticas e Narrativas; inscrições vão de 18 de setembro a 16 de outubro

 

O Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMT publicou nesta semana o edital para a turma de discentes regulares de 2024 do Mestrado em Comunicação. A seleção, que será inteiramente on-line, prevê um total de até 15 vagas, 11 para ampla concorrência e 4 para ações afirmativas.

As vagas de ações afirmativas são destinadas a pessoas pretas e pardas, indígenas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência.

O período de inscrições tem início em 18 de setembro e segue até 16 de outubro de 2023. O candidato deve enviar a sua inscrição pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFMT, com a documentação especificada no edital.

Para a seleção de 2024, a Linha de Pesquisa em Política e Cidadania oferta 7 vagas, e a Linha de Estéticas e Narrativas oferece 8.

No edital, é possível consultar quem são os docentes orientadores de cada uma das linhas de pesquisa (link que direciona para a página do corpo docente). “Conhecer o currículo do corpo docente ajuda o candidato ou a candidata a preparar um projeto efetivamente alinhado aos interesses do Programa, o que aumenta bastante as chances de aprovação”, destaca o coordenador do PPGCOM, professor Bruno Araújo.

 

Como vão funcionar as inscrições?

O processo de inscrições para o Mestrado em Comunicação da UFMT será inteiramente online. Antes de enviar a inscrição, é necessário cadastrar-se, como usuário externo, no Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Sem isso, o candidato não consegue ter acesso ao sistema. Clique aqui para realizar o cadastro (link que direciona para efetuar as inscrições).

Depois do cadastro, a ativação do perfil costuma ser feita em até 48h pelo Protocolo Central da UFMT. Mas, caso o estudante deseje agilizar o processo, o edital permite o envio de e-mail à Secretaria PPGCOM com o aviso do cadastro e o pedido de liberação. “Por causa da necessidade de fazer um cadastro prévio no Sei/UFMT, é muito importante que o candidato não deixe para a última hora o envio da inscrição”, destaca Araújo.

Uma vez liberado o cadastro, ao entrar no sistema, o candidato deve escolher a opção Peticionamento – Processo Novo. Depois, deverá marcar o tipo de processo: Pós-graduação Strictu Sensu – Inscrição para Seleção como Aluno Regular, no caso de ampla concorrência, ou, para vagas de ações afirmativas, Pós-Graduação Strictu Sensu – Inscrição para Seleção como Aluno Regular-Ação Afirmativa). Em seguida, basta anexar todos os documentos previstos no edital. Antes de enviar, no campo “Especificação”, o aluno deve escrever: “PPG em Comunicação”.

Os candidatos a vagas de ações afirmativas precisam ficar atentos à documentação adicional que devem incluir nos processos. Essa documentação é o que garante o processo de heteroidentificação, realizado por uma comissão específica da UFMT.

“Assim, é indispensável a leitura cuidadosa do edital para que o discente não deixe de incluir nenhum documento obrigatório no ato da inscrição, principalmente se for candidato a vagas de ações afirmativas, cuja documentação é maior por causa do processo de heteroidentificação”, orienta o professor Araújo.

Enviado o processo, o edital instrui, ainda, que os candidatos devem enviar à Secretaria do PPGCOM, um e-mail com o nome completo e o número do processo. Assim, o Programa poderá confirmar a inscrição.

Créditos: Arquivo Pessoal

Seleção em três etapas: como funciona?

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção, composta por professores do PPGCOM, e contará com três etapas: Avaliação de Projeto de Pesquisa, Defesa do Projeto/Arguição Oral e Avaliação de Currículo. As duas primeiras são de caráter eliminatório, e a última, classificatória.

A média para aprovação nas fases eliminatórias é de 7 pontos. Os candidatos a vagas de ações afirmativas contarão, a partir deste ano, com um adicional de 20% da nota obtida nas fases eliminatórias da seleção.

Na primeira etapa, a comissão avalia os projetos de pesquisa entregues ainda no momento da inscrição. Bruno Araújo explica que essa é uma das fases mais importantes da seleção. “É quando a comissão avalia a qualidade dos projetos e a sua aderência às linhas de pesquisa e as agendas de pesquisa dos orientadores e orientadoras”.

O coordenador acrescenta que, antes mesmo do início das inscrições, quem deseja participar da seleção deve aproveitar para preparar o projeto. “É o momento em que o edital já foi publicado e o discente pode conhecer as regras, a estrutura do projeto e construir uma proposta alinhada aos temas das linhas de pesquisa”, complementa. O resultado preliminar da avaliação dos projetos será no dia 10 de novembro e o resultado consolidado, após a fase de recursos, será no dia 16 do mesmo mês.

Logo em seguida tem início a segunda etapa da seleção, a defesa do projeto, que começa em dia 16 de novembro, com a divulgação das datas de arguição de cada candidato. “Só vai para a segunda fase quem foi aprovado na fase de projetos. Nesta, trata-se de uma sessão em que o discente responde a perguntas da banca sobre o projeto avaliado na primeira fase, além de ser questionado sobre a bibliografia que consta do edital, explica Araújo. As arguições acontecem por videoconferência, entre os dias 21 e 24 de novembro.

Já a última etapa trata da avaliação curricular, com início em 4 de dezembro. Nela, a comissão vai avaliar o currículo do candidato, de acordo com os parâmetros previstos no edital. No dia 7, sai o resultado preliminar, e no dia 11, o resultado consolidado da terceira etapa.

O resultado final da seleção será publicado no dia 19 de dezembro. Depois disso, os aprovados poderão fazer suas matrículas entre 1º de fevereiro e 1º de março de 2024. As aulas de 2024/1 começam em março de 2024.

 

Segue o link abaixo para baixar a íntegra do edital:

https://ppgcomufmt.com.br/wp-content/uploads/2023/08/EDITAL.pdf (link que direciona para o edital)

 

Por Thalita Queiroz

Texto elaborado no âmbito do projeto de extensão Tornar Comum: Divulgação de ciência em comunicação e poder.

 

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