PPGCOM participa de publicação de livro internacional sobre ‘Mídia, Populismo e Corrupção’

Obra foca em fenômenos populistas localizados no Brasil, Espanha, Estados Unidos da América e Portugal.

Foi publicado nesta quinta-feira (01.06) o ebook Media, Populism and Corruption”, pelo Instituto de Comunicação da NOVA de Lisboa (ICNOVA). O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMT) participa da publicação com o capítulo “Extreme right-wing populism and the environment: notes on the Brazilian experience with Jair Bolsonaro (2019-2022)”, assinado pelo professor Bruno Araújo, coordenador do PPGCOM, e pela mestranda Safira Campos; e com o capítulo “Media, Corruption and far right-wing populism: notes on journalistic coverage of political scandals in Brazil”, assinado por Bruno Araújo, e pelas professoras Liziane Soares Guazina e Juliana Gagliardi.

O livro, disponível gratuitamente neste link, somente em inglês, é fruto do seminário interno “Media, Populism and Corruption” que aconteceu em Lisboa, Portugal, em novembro do ano passado. A organização da obra foi realizada pelas professoras Isabel Ferin Cunha, Liziane Guazina, Ana Cabrera e Carla Martins, do Observatório do Populismo, no âmbito do projeto Media, Populismo e Corrupção, financiado pelo ICNOVA.

Os capítulos, tanto teóricos quanto empíricos, focam em fenômenos populistas localizados no Brasil, Espanha, Estados Unidos da América e Portugal. Os capítulos discutem principalmente temas como a influência da mídia no populismo, a colaboração entre empresas de mídia e políticos populistas, e a relação entre populismo e questões de identidade de gênero. O livro destaca a importância desses temas e suas implicações nos sistemas democráticos.

O capítulo assinado por Bruno Araújo, Liziane Soares Guazina e Juliana Gagliardi  aborda a relação entre mídia, corrupção e populismo na experiência política brasileira. Os autores fazem uma revisão da história da corrupção no Brasil, analisam relatos recentes de corrupção e como eles influenciaram a opinião pública em direção ao populismo de extrema direita. Também exploram as estratégias e mecanismos por trás do discurso anti-corrupção e destacam a importância das oportunidades discursivas para a ascensão do populismo de Bolsonaro. 

O texto de autoria de Bruno Araújo e Safira Campos, por sua vez, apresenta uma revisão bibliográfica e uma abordagem histórica para caracterizar o populismo de extrema-direita e sua relação com o meio ambiente no Brasil entre 2019 e 2022, período em que Jair Messias Bolsonaro ocupou a presidência do país. O capítulo visa contribuir para um número crescente de estudos sobre as conexões entre o meio ambiente e o populismo fora dos Estados Unidos e da Europa, que possuem o maior número de pesquisas sobre o assunto.

Além dos autores já mencionados, também assinam para a obra Gianpietro Mazzoleni, Sara Pina, Richard Romancini, Julia Roth, Juliana Gagliardi, Adriana Oliveira,Gisela Castro, Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim e Bianca Alighieri Luz Monteiro.

Tags
Acessbilidade