Bruno Araújo e Liziane Guazina vão estudar as relações entre comunicação midiática e populismos em perspectiva comparada
O professor Bruno Araújo e a professora Liziane Guazina, ambos vinculado à Linha de Pesquisa Política e Cidadania, são ambos integrantes do novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), aprovado pelo CNPQ em 2023.
Guazina e Araújo vão desenvolver estudos sobre as múltiplas relações entre os populismos do século XXI e a circulação de informação e desinformação na mídia mainstream e nas mídias sociais de lideranças vinculadas a movimentos extremistas.
Em 2023, os professores desenvolvem uma pesquisa comparada entre Brasil, Argentina, Portugal e Itália, com o objetivo de perceber os usos do tema corrupção política e sua relação com os populismos em jornais de referência e na comunicação online de lideranças políticas dos quatro países.
O INCT/DSI agrega mais de 30 investigadores nacionais e internacionais, bem como seus respectivos estudantes e grupos de pesquisa. Ao todo, integram a parceria 21 instituições.
O projeto, contemplado por edital do CNPq com mais de R$6 milhões, tem como objetivo central examinar os desafios que as dinâmicas contemporâneas relativas à produção e circulação da informação apresentam à soberania nacional.
De acordo com Afonso de Albuquerque (UFF), coordenador do INCT-DSI, a equipe pretende colaborar na elaboração de diagnósticos que auxiliem na tomada de decisão sobre desafios de regulamentação das plataformas digitais. Dentre os temas estudados no âmbito do Instituto estão combate à desinformação e aos discursos de ódio, reforço da privacidade e políticas de governança de dados pessoais.
O trabalho do INCT-DSI é norteado por três eixos: 1) produção de informação sancionada como conhecimento científico; 2) circulação de informação e desinformação; 3) mediação por aparatos digitais, tais como plataformas, algoritmos e big data.
Saiba mais sobre o INCT
As pesquisas e outras atividades dos integrantes do INCT-DSI são divulgadas pelas redes sociais do Instituto. Para acompanhar, siga o INCT no Twitter e no Instagram.
Confira a equipe completa do Instituto:
Comitê Gestor
Afonso Albuquerque (UFF) – Coordenador
Jamil Marques (UFPR) – Vice-coordenador
Andrea Medrado (UFF)
Edson Dalmonte (UFBA)
Raquel Recuero (UFPEL/UFRGS)
Roseli Figaro (USP)
Thaiane Oliveira (UFF)
Equipe nacional
Bruno Bernardo de Araújo (UFMT)
Camilla Quesada Tavares (UFMA)
Diógenes Lycarião (UFC)
Edemilson Paraná (UFC)
Edna Miola (UTFPR)
José Castanheira (UFF)
Liziane Guazina (UnB)
Marcelo Alves dos Santos (PUC-Rio)
Michele Goulart Massuchin (UFPR)
Michely Vogel (UFF)
Reynaldo Gonçalves Junior (UFF)
Rousiley Maia (UFMG)
Wagner Lara Machado (PUC-RS)
Equipe internacional
Alejandro Uribe Tirado (Colômbia)
Cesar Jimenez-Martinez (Reino Unido)
François Barend van Schalkwyk (África do Sul)
Gabriel Velez Cuartas (Colômbia)
Isabel Ferin Cunha (Portugal)
Jandhyala Prabhakar Rao (Índia)
Liriam Sponholz (Alemanha)
Manuel Goyanes (Espanha)
Marco Toledo de Assis Bastos (Irlanda)
Marton Demeter (Hungria)
Mauro Pereira Porto (Estados Unidos)
Rafael Grohmann (Canadá)
Rodrigo Costas (Holanda)
Silvio Waisbord (Estados Unidos)
Siva Prasad Rhambatala (Índia)
Stuart Davis (Estados Unidos)