PPGCOM prorroga inscrições em edital de credenciamento docente até 23 de junho

Inscrições ocorrem de 13 a 23 de junho e devem ser enviadas pelo Sei-UFMT

Nesta segunda-feira (20), o PPGCOM/UFMT prorrogou o prazo de inscrições no edital de credenciamento docente para 23 de junho, próxima quarta-feira.

O edital, lançado em 1 de junho, está repleto de novidades e atento às demandas de diminuição de desigualdades nos espaços acadêmicos. O documento acompanha uma nova Resolução para os processos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes do programa aprovada em 27 de maio pelo Colegiado do Programa. Ambos os documentos estão redigidos em linguagem neutra para minimizar o impacto do uso formal da língua portuguesa, que ainda exclui pessoas não binárias.

De 13 a 23 de junho, docentes vinculados a instituições de ensino superior poderão se candidatar a três vagas para Docente Permanente, a serem distribuídas nas duas linhas de pesquisa, Política e Cidadania (linha 1) e Estéticas e Narrativas (linha 2). Uma das vagas será destinada à candidatura de docentes que se autorreconheçam como Negras/ Negros/ Negres ou pertencentes a Etnia Indígena.

Para a professora Tamires Coêlho, vice-coordenadora do PPGCOM e presidente da Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento, as novidades do edital convergem com a proposta do programa desde sua área de concentração, Comunicação e Poder, e com a necessidade de obtenção de maior diversidade do corpo docente das universidades e programas de pós-graduação.

“Não faz sentido falarmos de desigualdades, das relações de poder e não sairmos de uma certa ‘zona de conforto’. E não tínhamos nenhum outro edital como parâmetro, porque isso não é considerado quando se fala de credenciamento docente. É imprescindível pensar em estratégias de inclusão não apenas em relação a discentes, mas sobretudo em relação ao corpo docente na universidade. Quanto mais diversidade tivermos, mais avanços serão experimentados”, explica Coêlho.

O edital se destaca ainda pela diminuição de exigências de produção e por manter um acréscimo de pontuação a pessoas que comprovarem as seguintes situações durante os anos de 2020 e 2021: mães pesquisadoras de crianças e adolescentes (com ou sem deficiência) em idade escolar ou abaixo, pessoas com diagnóstico de COVID-19 e/ou com casos de morte por COVID-19 de parentes de primeiro ou segundo graus.

Além disso, pessoas beneficiadas por licença-maternidade, licença-parturiente ou equivalente durante o período estipulado para comprovação de produção poderão substituir essa pontuação pelo acréscimo de 12 meses ao lapso temporal exigido, como forma de compensar os impactos da licença sobre a sua produção intelectual, de modo a possibilitar que seja feita a compensação mais conveniente para quem se candidata e tem esse perfil.

“A menor rigidez quanto à produtividade exigida de quem se candidata, se compararmos ao edital anterior, parte do fato de que temos de considerar o cenário generalizado de sobrecarga docente. Ao mesmo tempo, não há como dizer que as desigualdades de gênero não impactam a nossa produção. É uma realidade. A ideia é reduzir ao máximo essas desigualdades estruturais e possibilitar uma concorrência justa”, aponta a vice-coordenadora.

As inscrições se encerram dia 23 de junho e o edital pode ser conferido neste link.

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