Laboratório vinculado ao PPGCOM desenvolve método de literacia publicitária

Objetivo é potencializar protagonismo de estudantes frente aos apelos da publicidade. Atividades estão disponíveis de forma gratuita.

O Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade – OPSlab, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM-UFMT), promove educação midiática para educadores de escolas públicas. Com o intuito de potencializar o protagonismo de estudantes frente aos apelos da publicidade, o laboratório desenvolveu um método de literacia publicitária, aplicada em fichas pedagógicas com propostas de atividades mídia-educativas, disponibilizadas gratuitamente no site do OPSlab.

A partir da articulação das contribuições de autores como García Canclini, Tânia Hoff, Monica Fantin e Maria Cristina Mata, as fichas pedagógicas do OPSlab buscam promover a educação para a cidadania comunicativa. Divididas em 3 eixos temáticos (pensando o gênero publicitário, pensando a si e outro através da publicidade, pensando o entorno social através publicidade), o conteúdo trabalha habilidades mídia-educativas relacionadas à ampliação de: repertório cultural, criticidade, criatividade e participação cidadã.

As atividades abordam temas como publicidade hibridizada com entretenimento, representação e representatividade em anúncios, consumo cidadão, contradições entre discurso e práticas de marcas. A intenção é estimular a formação de sujeitos críticos, criativos e implicados com a transformação social.

No cenário atual de intensa presença da publicidade em nosso cotidiano, é fundamental o fomento da reflexão sobre consumo e cidadania entre criança e jovens. Nesse sentido, “a educação midiática com foco na publicidade contribui para a reflexão ampla sobre aspectos que perpassam um fazer educativo transformador que aproxima comunicação, educação e cidadania”, destaca Pâmela Craveiro, coordenadora do OPSlab e docente da linha de pesquisa Política e Cidadania do PPGCOM.

O Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade reúne 2 professores, 2 mestrandos do PPGCOM e 10 graduandos em Publicidade e Propaganda da UFMT. Recentemente certificado pelo CNPq, o OPSlab articula ensino, pesquisa e extensão por meio de atividades que refletem sobre a relação entre comunicação e sociedade, com ênfase na comunicação publicitária.

Acompanhe o projeto pelo site do OPSlab e pelas redes sociais InstagramFacebook.

Acessbilidade