Período acontece de 8 de setembro até 2 de outubro
Laís Guilherme e Wilerson Macedo*
O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas para a seleção de novos discentes regulares da turma 2026 para o curso de mestrado em Comunicação. Os candidatos podem se inscrever de 8 de setembro até 2 de outubro de 2025, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFMT. As pessoas que não possuem cadastro como usuárias externas, devem providenciá-lo, clicando aqui.
No processo de inscrição, o candidato deve colocar, no campo de especificação, a frase “PROCESSO SELETIVO PARA O PPG EM COMUNICAÇÃO”. Também deve apresentar, via anexos, os seguintes documentos, em sequência e em formato PDF: ficha de inscrição preenchida e assinada, fotografia 3×4 recente, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, cópia (frente e verso) do documento de identidade e do CPF, certidão de regularidade do CPF, cópia (frente e verso) do título de eleitor, cópia (frente e verso) do comprovante de votação ou de quitação eleitoral, cópia (frente e verso) da certidão de casamento ou nascimento, cópia (frente e verso) do comprovante de quitação com o Serviço Militar para candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos, cópia (frente e verso) do diploma de graduação, cópia (frente e verso) do histórico escolar, Projeto de Pesquisa do Mestrado, declaração de Autoria do Projeto de Pesquisa e Curriculum da Plataforma Lattes.
Os candidatos estrangeiros estarão dispensados de apresentar as cópias do CPF, certidão de regularidade do CPF, título de eleitor, comprovante de votação ou quitação eleitoral, comprovante de quitação com o Serviço Militar e o Curriculum da Plataforma Lattes. Entretanto, devem apresentar a cópia autenticada do passaporte, assim como a documentação prevista no Art. 6º da Instrução Normativa SECRI-UFMT nº 02, de 07 de março de 2023.
O candidato deve pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 262,80, emitindo o boleto no site da Fundação Uniselva. O comprovante de pagamento é um dos documentos obrigatório no ato da inscrição. Aos que têm direito à isenção (item 5.2 do Edital), o requerimento deverá ser apresentado por meio de processo protocolado junto ao SEI, instruído com documentação comprobatória, no período de 8 a 12 de setembro de 2025, e só depois efetuar a inscrição no certame. Candidatos estrangeiros não residentes no Brasil devem, obrigatoriamente, realizar o pagamento por cartão de crédito.
Vagas, ações afirmativas e linhas de pesquisa
Serão ofertadas 12 vagas, sendo três delas destinadas às ações afirmativas (candidatos/as/es autodeclarados/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans. As outras nove são direcionadas à ampla concorrência. A divisão das vagas é feita através das linhas de pesquisa, sendo sete destinadas a “Política e Cidadania” e cinco para “Estéticas e Narrativas”.
A documentação extra dos candidatos às ações afirmativas está descrita no Anexo B do edital.
Para mais informações das etapas do processo seletivo, acesse o site do PPGCOM e leia o edital na íntegra.
*Estudantes de Jornalismo da UFMT e integrantes do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”