O Currículo Lattes, com as devidas comprovações, será avaliado pela comissão, conforme Anexo E
Ana Clara Abalém e André Macedo*
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou, no último dia 6, o edital de seleção de discente regular para a composição da turma de 2026. As inscrições iniciam em 8 de setembro e vão até 2 de outubro. Confira o edital completo, clicando aqui.
Ao longo desta semana, o PPGCOM publica uma série especial de matérias referente às três fases do seletivo: avaliação do projeto de pesquisa (1ª etapa); arguição oral (2ª etapa); e avaliação curricular (3ª etapa).
Os candidatos interessados em ingressar como discente regular da turma de 2026 do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) devem seguir três etapas durante o processo seletivo.
Após Avaliação do Projeto de Pesquisa (1ª etapa) e Defesa do Projeto de Pesquisa e Arguição Oral (2ª etapa), o participante é submetido à avaliação curricular.
A terceira etapa possui caráter classificatório e consiste na avaliação da documentação comprobatória do Currículo Lattes de cada candidato, enviada no ato de inscrição.
A nota atribuída nesta etapa será de acordo com o Anexo E do edital.
Conforme prevê o edital, a pontuação máxima será de 30 pontos, sendo a última nota de classificação dos candidatos. Essa nota será dividida por 10, e, com isso, a nota final dessa etapa será de no máximo 3,0.
A nota da terceira etapa será usada para compor a classificação final, após o resultado das duas primeiras etapas (média aritmética).
Acréscimos
O edital prevê ainda o acréscimo de pontuação em algumas situações: para pessoas que precisaram se afastar de atividades acadêmicas, a partir de 2021, em função da licença a maternidade, há o direito à pontuação equivalente à produção de dois artigos científicos (um de estrato B1 a C; um de extrato A1 a A4, conforme prevê o Anexo E).
Para tal recurso, a candidata deve apresentar um atestado ou certidão de nascimento em um anexo referente à inscrição da candidata.
Para candidatos de ações afirmativas, há uma bonificação em 20% na nota das etapas eliminatórias.
Para pessoas gestantes, a bonificação da pontuação é cumulativa. A pontuação pode se enquadrar nos 20% e na equivalência à produção de dois artigos científicos, descrito acima.
Resultados
O resultado preliminar da terceira etapa está previsto para ser publicado em 4 de dezembro, na página de editais da UFMT e na página oficial do PPGCOM, enquanto o resultado final, após recursos, será publicado em 9 de dezembro. O cronograma completo pode ser conferido no edital (item 13).
Lives com orientações
Nos dias 9 e 10 de setembro, às 19h (horário de Mato Grosso), o PPGCOM fará uma live explicativa do edital.
Durante as transmissões, feitas pelo canal do Programa no YouTube, a comissão de seleção dará dicas e também tirará dúvidas sobre o edital e as etapas do processo seletivo. Em breve, traremos mais informações.
*Estudantes de Jornalismo da UFMT e integrantes do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”