Rodrigo Portari e Pedro Pinto apresentaram trabalho multimodal
Emilly Rocha e Luiza Vieira*
Professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Pedro Pinto e Rodrigo Portari participaram da IAMCR (International Association for Media and Communication Research), principal evento mundial da área da Comunicação, realizado este mês, em Singapura. O evento reuniu diversos pesquisadores para debater sobre mídia, sociedade, tecnologia e comunicação ambiental.
O trabalho apresentado trata da comunicação multimodal, ou seja, da relação entre diferentes linguagens — como texto, imagem, som e gesto — na produção e na circulação do conhecimento. “Esse tema é extremamente relevante hoje, em um contexto em que consumimos e produzimos informação em múltiplas plataformas. A pesquisa contribui para compreender como as formas de expressão influenciam o conteúdo e o impacto da comunicação, o que tem implicações diretas tanto na prática jornalística quanto na educação, na cultura e na política” afirma Rodrigo Portari.
Para o professor Pedro Pinto, participar de conferências desse nível amplia a visibilidade da produção científica desenvolvida na comunidade acadêmica de Mato Grosso. “Apresentar um trabalho em congressos da IAMCR é ganhar visibilidade internacional para a pesquisa e também para a universidade”.
Ele também destaca que sua linha de pesquisa vai além dos conteúdos. Em parceria com o professor Benedito Dielcio Moreira, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO), pesquisa desde 2015 a escritura de ciência em imagens e sons. “Desenvolvemos a escritura do ensaio audiovisual científico, uma comunicação sobre os achados de pesquisa, igual a um artigo ou capítulo de livro”, lembra Pedro Pinto.

A participação no evento mostra como a UFMT produz inovação e o quão disposta está a traduzir este conhecimento. “A ponte entre a produção científica desenvolvida no Brasil e os grandes debates internacionais colabora com a ciência ao trazer um olhar inovador sobre a Comunicação e ao dialogar com pesquisadores de diferentes culturas. Para o PPGCOM, é uma projeção importante, mostra que o nosso Programa está inserido nos principais fóruns científicos do mundo. Isso fortalece a credibilidade do PPGCOM, amplia as oportunidades de cooperação e reforça o compromisso com a pesquisa de excelência”, avalia o professor Rodrigo.
As conexões estabelecidas geram oportunidades concretas. Pedro Pinto, que também é vice-presidente do GT de Pesquisa em Comunicação Multimodal da IAMCR, ao lado de duas pesquisadoras, Sandra Ristovska, dos Estados Unidos, presidente do GT, e Aysu Arsoy, do Chipre, também vice-presidente, ministraram palestras para estudantes da UFMT durante o Seminário Internacional de Comunicação Multimodal, realizado pelo grupo de pesquisas Multimundos/UFMT em parceria com o PPGCOM/UFMT e PPGECCO/UFMT.
Outras abordagens e expectativas
No evento, também foi discutido sobre a inteligência artificial e seu impacto no meio ambiente. “O debate precisa estar focado nas questões das formas de mercantilização que corroem a democracia, com o poder totalitário das big techs, e da contribuição que este instrumento pode dar para a vida das pessoas e da preservação do meio ambiente. A pergunta chave é: como usar de forma ética, inclusiva e sustentável?”
Os docentes retornam ao Brasil com planos para novas participações. “Um dos objetivos é ampliar as redes de pesquisa, estabelecer parcerias com outras instituições e, acima de tudo, devolver esse conhecimento à sociedade, seja por meio do ensino, seja por projetos que tenham impacto social real. Eventos como a IAMCR nos mostram o quanto o conhecimento não pode ter fronteiras”, finaliza Rodrigo Portari.
*Estudantes de Jornalismo da UFMT e integrantes do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”