No evento ocorreu a aprovação do novo planejamento estratégico do Programa, válido para o quadriênio 2025-2028
Ana Clara Abalém*
Laís Silva*
Luiza Vieira*
Thiago Cury Luiz
O Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT) promoveu, segunda e terça-feiras (7 e 8), no Auditório da Comunicação (FCA), o Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, edição 2025. Participaram da atividade docentes e representantes discentes do Programa.
Na ocasião, a Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico apresentou a proposta do novo planejamento estratégico do Programa, que recebeu contribuições dos participantes. Ao final do evento, o Colegiado do PPGCOM aprovou o documento.

As atividades do 1º dia
No primeiro dia de evento, a Comissão apresentou dados quantitativos e qualitativos referentes ao quadriênio (2021-2024). Além disso, estratégias sobre o próximo período a ser avaliado, entre 2025 a 2028, foram expostas e discutidas rumo às expectativas de que o Programa alcance nota superior à atual, a depender da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Ao longo do quadriênio anterior (2021-2024), os docentes publicaram 75 artigos em periódicos dos estratos superiores (Qualis A), 79 capítulos de livros e 138 textos completos em anais de eventos (Intercom, Compolítica, Compós, Socine, Alaic, entre outros).
Para o docente permanente do Programa, professor Cristóvão Domingos de Almeida, o Seminário realizado é fundamental para o PPGCOM melhorar sua eficiência e desempenho ao longo dos próximos anos.
“O seminário de autoavaliação é muito importante para a gente rever o que foi construído, o que foi feito e também, a partir desse momento, rever os próximos passos a serem dados. Desde quando foi fundado o PPGCOM, a gente tem investido e insistido num processo de autoavaliação justamente para conduzir uma caminhada com mais eficiência e com mais resultados”, explicou.
Durante a tarde, o professor Thiago Cury Luiz iniciou a apresentação do novo Planejamento Estratégico do PPGCOM, passando pelas informações históricas e de contexto; missão, visão, valores e objetivos; e diagnóstico dos ambientes interno (forças e fraquezas) e externo (ameaças e oportunidades). Algumas mudanças significativas foram apresentadas, dentre elas a criação da política de autoavaliação do Programa.
“Com a autoavaliação regulamentada, o Programa tem mais parâmetros e transparência para conduzir este processo, independentemente de quem esteja na Comissão e no próprio PPGCOM”, argumenta o coordenador do Programa e membro da Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico.
Além disso, conforme a exigência da Capes, foi definida uma “natureza majoritariamente regional” à inserção do PPGCOM, sem prejuízo de abordagens nacionais ou internacionais em pesquisas e outras ativiadades.

O 2º dia do Seminário
Em 8 de julho, a Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico apresentou o item derradeiro do planejamento estratégico: o plano de ação.
Ao todo, são seis objetivos estratégicos, 13 estratégias e 66 metas, distribuídos em três eixos temáticos: Infraestrutura voltada ao ensino, pesquisa, gestão e recursos humanos; Formação (docente, discente e egressos); e Impacto Social – Inserção e Visibilidade, espelhando os quesitos “Programa”, “Formação” e “Impacto” do Documento de Área e das Fichas de Avaliação.
No eixo 1, ficou definido que cada docente permanente ministrará duas disciplinas, com três orientações, no mínimo, ao longo do quadriênio. No segundo eixo, fica mantida a meta de oito artigos nos estratos superiores, por docente, nos próximos quatro anos, ainda que os critérios de avaliação considerem outros parâmetros. No eixo 3, o PPGCOM projeta voltar a organizar eventos regionais, dentre eles a Alcar e o Intercom, além de melhorar a divulgação científica e a transparência de seus documentos, como prestação de contas, relatórios de autoavaliação e atas do Colegiado.
“As metas foram pensadas em torno do que o Programa necessita para galgar patamares mais elevados. Ou seja, a partir do que não temos, mas desejamos conquistar, projetar o que e como devemos fazer, com prazos, responsáveis e custos, para alcançarmos um nível mais alto neste quadriênio”, conclui o coordenador.
*Estudantes de Jornalismo da UFMT e integrantes do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”