Pesquisadora do PPGCOM publica capítulo de livro

A produção ocorreu em parceria com uma egressa do curso de Publicidade e Propaganda

Emanuelle Caroline e Jorge Amorim*

A professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMT), Pâmela Craveiro, é autora de um dos capítulos do livro recém lançado “Crianças, adolescentes e jovens: riscos e oportunidades na cultura digital”. O texto foi escrito em parceria com Geovanna Xavier Marques, egressa do curso de Publicidade e Propaganda. A obra é organizada por Inês Vitorino Sampaio e Brenda Guedes, ambas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O capítulo em questão faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante, sob a orientação de Craveiro. No trabalho, Geovanna investiga a complexa relação entre publicidade e infância no contexto digital, observando a utilização pelas marcas de estratégias de hibridização entre discurso mercadológico e conteúdos socioeducacionais, visando o público infantil, embora esse tipo de publicidade seja crime de acordo a legislação vigente no Brasil.

Embora ainda estivesse na graduação, Geovanna reconhece que a publicação é uma experiência ímpar em sua carreira acadêmica. “Enriqueceu bastante minha caminhada acadêmica, já que me permitiu publicar algo que fiz durante tanto tempo e que é fruto da minha participação no OPSlab”, comenta Geovanna. O OPSlab é o Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade, do curso de Publicidade de Propaganda, vinculado ao PPGCOM.

O material celebra os 20 anos do LabGRIM – Laboratório da Relação Infância, Juventude e Mídia e repercute a importante atuação da Recria – Rede de Pesquisas em Comunicação Infâncias e Adolescências. O livro está disponível gratuitamente, clicando aqui.

*Estudantes de Jornalismo da UFMT e integrantes do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”

Acessbilidade