Avaliação curricular: terceira etapa do processo de seleção

A documentação comprobatória deve ser anexada ao Currículo Lattes e entregue no ato da inscrição

Aline Nunes, Iasmim Sousa e Mirian Graça*

O PPGCOM está em campanha de divulgação do Edital de Seleção de Discente Regular – Turma 2025, cujo período de inscrições começa em 20 de setembro e se encerra em 11 de outubro de 2024.

Na primeira matéria da série (2), falamos sobre os aspectos gerais do edital e os procedimentos de inscrição. Na sequência (3), tratamos da primeira etapa do processo de seleção, ou seja, a elaboração e submissão do projeto de pesquisa. Ontem (4), abordamos a segunda fase do seletivo: defesa do projeto e arguição oral. Hoje (5), na última matéria da série, vamos falar a respeito da terceira etapa da seleção: avaliação curricular. Esta fase, de caráter somente classificatório, é destinada apenas às pessoas que atingirem, no mínimo, sete pontos na primeira e segunda etapas da seleção.

A análise curricular, apesar de ser avaliada apenas na última etapa do processo, tem relevância desde o início: o Currículo Lattes, com a documentação comprobatória, precisa ser submetido no ato da inscrição, uma vez que, após finalizado o período, qualquer inclusão ou alteração de documento não será permitida. Se você ainda não registrou o seu currículo na plataforma, clique aqui.

A avaliação do Currículo Lattes, que levará em conta o quadro de atividades e pontos estabelecido pelo Anexo E do edital, acontece em 2 de dezembro e o resultado preliminar será divulgado no dia 6. Três dias depois (9), o candidato pode pedir recurso referente à terceira etapa, e, em 11 de dezembro, será divulgado o resultado consolidado, de acordo com o cronograma do edital, disponível no item 13.

Destaca-se que a análise curricular não é de tom eliminatório. Ela auxilia apenas na elevação da nota do/a candidato/a, com base nas atividades realizadas nos últimos quatro anos (2021, 2022, 2023 e 2024) e devidamente comprovadas. Apesar disso, caso a disputa de vagas seja acirrada, décimos de diferença na nota final podem fazer diferença na aprovação da pessoa inscrita.

O período de inscrições está chegando…
O edital para seleção de discentes regulares do Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso, foi publicado em 2 de agosto, sendo que o período para inscrições começa em 20 de setembro e vai até 11 de outubro. O valor da taxa é de R$ 252,60. Ao todo, são 14 vagas disponíveis, sendo quatro delas destinadas às ações afirmativas.

As Lives do PPGCOM!
Nos dias 10 e 11 de setembro haverá lives no canal do PPGCOM UFMT no YouTube, com orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo. Em 10/09, a Comissão de Seleção falará sobre o edital, enquanto que, em 11/09, ela tratará sobre as etapas do processo.

Para Letícia Capanema, docente do PPGCOM, esse é um momento valioso para o Programa, visto que, este ano, completa o quadriênio de sua criação. “O PPGCOM tem uma importância bem central aqui em Mato Grosso por ser o primeiro e ainda único Programa de Pós-graduação em Comunicação. Então, nesse cenário, ele é a possibilidade de dar continuidade aos estudos para egressos não só da UFMT, da área de Comunicação, mas também de outras instituições do Estado”, explica Letícia.

Para acessar a live sobre o edital, em 10 de setembro, clique no link a seguir: https://www.youtube.com/live/s4ZuG7ZUulY?si=dZC9xlG8O3uLaPB-.

Para acessar a live sobre as fases da seleção, em 11 de setembro, clique no link a seguir: https://www.youtube.com/live/MKw4ODSf8X0?si=Xystqgnu3HHebtp_.

Para mais informações:
(65) 3615.8905 ou (65) 3615.8973 (WhatsApp), das 13h30 às 19h30;
ppgcomufmt@gmail.com;
ppgcom_ufmt (Instagram);
www.ppgcomufmt.com.br;

*Estudantes de Jornalismo da UFMT e membros do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”

Acessbilidade