O projeto de pesquisa: primeira etapa do processo de seleção

O projeto deve ser submetido no ato da inscrição, que ocorrerá entre 20/09 e 11/10

Cristina Soares e Gustavo Klimiuk*

O PPGCOM está em campanha de divulgação do Edital de Seleção de Discente Regular – turma 2025, cujo período de inscrições começa em 20 de setembro e se encerra em 11 de outubro de 2024.

Na primeira matéria da série, falamos sobre os aspectos gerais do edital e os procedimentos de inscrição. Hoje (3), vamos tratar da primeira etapa do processo de seleção: a elaboração e submissão do projeto de pesquisa.

Passado o momento prévio de julgamento das inscrições, as candidaturas deferidas participarão da primeira etapa do processo seletivo, que é eliminatória e classificatória. Nessa fase, os projetos de pesquisa entregues no ato de inscrição serão avaliados pela comissão de seleção, em conceitos que variam de 0.0 a 10.0 pontos.

A etapa terá início no dia 30 de outubro e se estenderá até o dia 11 de novembro de 2024, conforme o cronograma detalhado no item 13 do edital. Para avançar à próxima fase, os projetos devem obter uma pontuação mínima de 7,0 pontos. Os candidatos/as não participam presencialmente, nem por videoconferência durante a avaliação.

Como visto no item 3.12 do edital, o projeto de pesquisa deve ser apresentado em, no máximo, 12 (doze) páginas (Fonte Times New Roman; corpo 12, justificado; espaçamento entrelinhas 1,5; margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm), contendo os seguintes itens:

1) Capa com título do projeto, nome do autor, linha de pesquisa à qual deseja vincular-se;
2) Resumo com até doze linhas (apresentar objetivos, método e resultados esperados) e
palavras- chave (no máximo 5);
3) Introdução apresentando o tema, sua relevância social e o problema de pesquisa;
4) Objetivos geral e específicos;
5) Justificativa da problemática e do objeto de investigação;
6) Fundamentação teórica;
7) Proposta metodológica devidamente fundamentada;
8) Cronograma para o período de 24 (vinte e quatro) meses;
9) Referências, com observância das normas da ABNT

Os projetos, submetidos no ato de inscrição, precisam manter sintonia com uma das linhas de pesquisa do PPGCOM e ter afinidade com as áreas de interesse de algum/a docente do Programa. É recomendável consultar os/as professores/as credenciados/as e suas áreas de atuação no item 11 e no Anexo A do edital. Vale lembrar que a indicação de possíveis orientadores e orientadoras é facultativa. Embora seja obrigatória a leitura dos textos indicados no Anexo F para a segunda etapa da seleção (Defesa do Projeto e Arguição Oral), os/as candidatos/as não estão obrigados/as a utilizar os textos no projeto.

O resultado preliminar da primeira etapa será publicado no site do PPGCOM, em 6 de novembro, com possibilidade de recurso no dia seguinte. A publicação do resultado final acontecerá em 11 de novembro.

O período de inscrições está chegando…
O edital para seleção de discentes regulares do Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso, foi publicado em 2 de agosto, sendo que o período para inscrições começa em 20 de setembro e vai até 11 de outubro. O valor da taxa é de R$ 252,60. Ao todo, são 14 vagas disponíveis, sendo quatro delas destinadas às ações afirmativas.

As Lives do PPGCOM!
Nos dias 10 e 11 de setembro haverá lives no canal do PPGCOM no YouTube, com orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo. Em 10/09, a Comissão de Seleção falará sobre o edital, enquanto que, em 11/09, ela tratará sobre as etapas do processo.

Para acessar a live sobre o edital, em 10 de setembro, clique no link a seguir: https://www.youtube.com/live/s4ZuG7ZUulY?si=dZC9xlG8O3uLaPB-.

Para acessar a live sobre as fases da seleção, em 11 de setembro, clique no link a seguir: https://www.youtube.com/live/MKw4ODSf8X0?si=Xystqgnu3HHebtp_.

Para mais informações:
(65) 3615.8905 ou (65) 3615.8973 (WhatsApp), das 13h30 às 19h30;
ppgcomufmt@gmail.com;
ppgcom_ufmt (Instagram);
www.ppgcomufmt.com.br.

*Estudantes de Jornalismo da UFMT e membros do projeto de extensão “Empiria: agência de jornalismo e divulgação científica”

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