Pesquisadores PPGCOM/UFMT participam do I Simpósio do INCT-DSI

Evento é o primeiro encontro da rede de pesquisadores nacionais e internacionais do Instituto

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) realiza, de 29 de novembro a 1º de dezembro, seu primeiro simpósio. O evento vai reunir pesquisadores nacionais e internacionais interessados em discutir, de maneira inovadora, questões relativas aos processos de produção e circulação da informação no mundo contemporâneo.

Os docentes do PPGCOM/UFMT Bruno Araújo e Liziane Guazina integram a equipe do INCT e participam do
evento, que ocorre na UFF, em Niterói (RJ). O simpósio tem como tema central “Soberanias informacionais em contextos de desinformação: estratégias para fortalecer políticas públicas democráticas”.

Afonso de Albuquerque, coordenador do Instituto, destaca que o encontro proporciona aos pesquisadores vinculados a oportunidade de identificar agendas de investigação, estreitar parcerias e apresentar diagnósticos sobre os três eixos de pesquisa que norteiam as atividades do Instituto: 1) soberania na produção de conhecimento científico; 2) soberania sobre os sistemas de comunicação e mídia; 3) soberania regulatória de plataformas digitais.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Os integrantes do PPGCOM/UFMT apresentam pesquisas sobre comunicação populista nas redes em contexto subnacional e cobertura jornalística em contexto comparado. No dia 29 de novembro, Liziane Guazina e Bruno Araújo, em parceria com Érica Anita e Élida Santos, ambas pós-doutorandas do INCT/DSI, apresentam a comunicação “Jornalismo mainstream e populismo de extrema direita: uma análise comparativa Brasil e Argentina”. O trabalho é desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa, financiado pelo INCT/DSI, From South to South: a comparative analysis on media, populism and corruption in four countries.

Já no dia 1 de dezembro, Bruno Araújo apresenta dados obtidos no âmbito do projeto de pesquisa Comunicação Populista, Neoconservadorismo e Desinformação em Contextos Subnacionais, financiado pela FAPEMAT e pelo INCT/DSI, e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia (Midiáticus/CNPq) . A comunicação se intitula “Disseminando o populismo nas redes: estratégias de comunicação populista no Instagram de parlamentares federais bolsonaristas eleitos por Mato Grosso”.

O simpósio é realizado com o apoio do CNPq, da Faperj e da UFF.

Tags
Acessbilidade