Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina exibirá 56 curtas entre 20 e 23 de outubro, no Teatro da UFMT e conta com participação de docentes do PPGCOM
O audiovisual universitário e independente de curta duração é destaque entre os dias 20 e 23 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. A 21ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina exibirá 54 curtas oriundos de diferentes estados brasileiros, além de filmes da Argentina, Cuba, Venezuela e Paraguai. O evento integra as comemorações dos 45 anos do Cineclube Coxiponés, coordenado pela professora do PPGCOM, Letícia Capanema.
Neste ano, 35 dos 54 curtas exibidos na mostra competitiva são produções mato-grossenses. A abertura da MAUAL acontece na quinta-feira, 20 de outubro, a partir das 18h, no Teatro da UFMT, com pocket show da MC e poeta mato-grossense Pacha Ana. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é 14 anos.
Para a curadoria dos filmes exibidos na mostra competitiva da MAUAL 2022, o Cineclube Coxiponés convidou uma Comissão de Seleção formada pelos professores do Curso de Radialismo e Cinema & Audiovisual da UFMT Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Sabrina Tenório, pelo produtor audiovisual e editor da TV Universidade da UFMT Felipe Albues e pelas estudantes do Curso de Cinema & Audiovisual da UFMT, Maria Vitoria Izoton e Pollyanna Rodrigues. Foram selecionados curtas nas categorias documentário, experimental e ficção nas modalidades Universitária e Independente.
A Mostra Competitiva contempla os curtas que concorrem ao Troféu da MAUAL 2022 pelo júri oficial e popular. O júri oficial da 21ª MAUAL é composto pela pesquisadora do PPGECCO/UFMT Aline Wendpap, pelo estudante do Curso de Cinema & Audiovisual da UFMT Guilherme Arthur de Lima Pereira, pela historiadora e servidora da UFMT Sofia Amiden e pelo premiado cineasta indígena Takumã Kuikuro. Todas as noites o Júri Popular escolhe os melhores curtas nas modalidades Independente e Universitária que receberão o Troféu MAUAL Júri Popular. As informações sobre os curtas selecionados estão disponíveis no site da MAUAL, que pode ser consultado aqui.
Edição é marcada por homenagens, debates e lançamentos de livros com professores do PPGCOM
Além da exibição competitiva haverá, como de costume, os debates sobre os filmes exibidos que, nesta edição da MAUAL, serão conduzidos por integrantes dos coletivos universitários de audiovisual “Belo Belo” e “Pequi com Câmera”. As oficinas sobre conteúdo audiovisual também estão presentes antes, durante e após a Mostra.
O encontro da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) ocorrerá na Sala Névio Lotufo, localizada no interior do Cineclube Coxiponés e, com o retorno ao presencial, reunirá ativistas do audiovisual mato-grossense que desenvolvem, em diferentes cidades do Estado, atividades de estímulo à difusão, pesquisa, memória e realização audiovisual. A última reunião da REC aconteceu em 2019, durante a 18ª MAUAL.
Nesta edição, a MAUAL presta homenagem a Evandro Birello. Egresso do curso de Radialismo da UFMT e técnico em Audiovisual da TV Universitária (TVU), Piuí, como era conhecido, faleceu em 2020 em decorrência da covid-19. Realizador ligado ao Cineclube Coxiponés, Piuí marcou uma geração de alunos e realizadores independentes de audiovisual com sua generosidade e criatividade, nos deixando curtas como “Passa na semana que vem” (2004).
É também na MAUAL 2022 que será lançado o ebook Cinema e Audiovisual em Mato Grosso, primeiro volume do projeto editorial do Cineclube Coxiponés, com a professora Letícia Capanema, do PPGCOM, entre as organizadoras. O livro apresenta artigos, ensaios relatos de experiências, resenhas, críticas e entrevistas que abordam desde os pioneiros do cinema e do audiovisual mato-grossense até questões que transpassam o cinema negro, indígena e LBGTQIA+.
Será lançado também o livro Quer que desenhe? Imagens, fake news e mudança no modo de pensamento, de autoria do professor do PPGCOM, Vinicius Souza.
Na noite de premiação, haverá a Mostra Informativa, com lançamento de dois curtas-metragens mato-grossenses: “Rewaptu – A força da mulher Xavante”, de Jade Rainho e Carolina Rewaptu, e “Itinerário de cicatrizes”, de Glória Albues. Além da estreia dos curtas, a premiação conta com o pocket show de Estela Ceregatti.
Mostra celebra 45 anos do Cineclube Coxiponés
A 21ª MAUAL integra os eventos comemorativos dos 45 anos de fundação do Cineclube Coxiponés, que tem s supervisão da professora Letícia Capanema, professora permanente do PPGCOM.
A Mostra conta com a parceria dos Cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, ComunicArte UFMT, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e Associação Mato-Grossense de Audiovisual (MTCINE).
Para outras informações sobre a programação oficial da MAUAL 2022, consulte o site www.mostrauniversitariaufmt.com ou siga o Cineclube Coxiponés no Facebook /coxipones e no Instagram @cinecoxipones.