A aula contou com a mediação da professora Tamires Coelho e englobou tópicos sobre comunicação e cidadania científica.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT) realizou na última semana sua aula magna de abertura do semestre com a participação do professor Alberto Efendy Maldonado. O pesquisador apresentou a palestra “A Transmetodologia como estratégia científica para transformar o mundo”. A aula contou com a mediação da professora Tamires Coelho e englobou tópicos sobre comunicação e cidadania científica.
O convite a Maldonado, aprovado por unanimidade pelo Colegiado do Programa, além de reconhecer a importância do pesquisador para a pesquisa da área, foi também um gesto de apoio do PPGCOM ao PPGCC, da Unisinos, diante do anúncio incompreensível de fechamento daquele que é um dos mais relevantes PPG em Comunicação do país, de acordo com a avaliação da própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Logo no início da aula, o professor trouxe uma explicação sobre o surgimento da transmetodologia, uma vertente epistemológica que surgiu na pesquisa em coletividade. A partir disso, o professor refeletiu como o conhecimento é adquirido na comunidade e a forma como a comunicação influencia nele. De acordo com o professor, “comunicar é uma ideia de transmitir”, uma vez que a palavra a deriva do latim que significa compartilhar e tornar algo comum. Com um isso, a audiência foi convidada a refletir sobre como a comunicação é a base para a difusão de conhecimento e como ela pode melhorar a sociedade.
Além disso, o professor destacou como a transmetodologia tem a cidadania, que não se restringe apenas ao mundo político, como um objeto central e a partir disso, nos apresentou um novo termo: a cidadania científica, que engloba a difusão do conhecimento científico para todas as pessoas, incluindo crianças e adolescentes. Neste contexto, professor Maldonado nos exemplificou como a televisão pode ser uma grande aliada ao espalhamento das descobertas e conhecimento científico.
Com todas essas ideias apresentadas, o professor ainda afirmou que o conhecimento, quando compartilhado, pode gerar mais conhecimento, reforçando a importância da cidadania científica que, nas palavras do professor “é o direito a acesso, a saberes e competências para trabalhar com eles, direito a explorar e experimentar tanto na teórica quanto na empírica”. Ela nos permite participar das decisões e, dessa forma, transformar para melhor um mundo que caminha cada vez mais rumo a destruição e desigualdade.
A Aula Magna que foi transmitida ao vivo está disponível para visualização completa no canal do PPGCOM no Youtube, neste link.
*Texto escrito pela estudante de Jornalismo da UFMT, Aline Costa, no âmbito do projeto de extensão Tornar Comum. Edição por Safira Campos, mestranda do PPGCOM.