PPGCOM publica novo edital de seleção para mestrado com vagas para ações afirmativas

Das 14 vagas para o mestrado, 4 serão destinadas a ações afirmativas; inscrições vão de 22 de setembro a 7 de outubro

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), deu início nesta sexta-feira (26.08) à divulgação do novo edital de seleção para Mestrado Acadêmico em Comunicação, com inscrições disponíveis entre os dias 22 de setembro a 07 de outubro. O início das aulas para a nova turma está previsto para março de 2023.

Os interessados devem ter diplomas de cursos de graduação, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em Comunicação e demais áreas do conhecimento.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações da Instituição (SEI/UFMT) , onde deverão ser anexados os documentos em processo único e direcionado ao Programa. Confira as normas e toda a documentação exigida no edital, neste link.

Com aulas realizadas nos períodos vespertino e noturno, o PPGCOM-UFMT é o primeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação do estado de Mato Grosso. Inaugurado em 2020, ele conta com duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Política e Cidadania e Linha 2 – Estéticas e Narrativas. Neste ano, o programa oferece 14 vagas, sendo oito para a Linha 1 e seis para a Linha 2.

Pela primeira vez, o edital de seleção do PPGCOM contará com a reserva de vagas para ações afirmativas. Ao todo, será destinado 25% das vagas, para candidato/a/es negro/a/es autodeclarado/a/es(preto/a/es e pardo/a/es), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

Além disso, neste ano, toda a bibliografia da seleção é composta por textos de docentes do PPG em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), cujo fechamento foi anunciado pela instituição. Trata-se de uma ação de reconhecimento e de apoio ao PPGCC-Unisinos, reconhecido pela própria CAPES como um Programa de excelência no país.

Todo Ponto é uma Ponte

Nesta sexta-feira (26.08), também foi lançada a campanha Todo Ponto é uma Ponte, idealizada pelo projeto de extensão Tornar Comum. Ao longo das próximas semanas, a campanha realiza uma série de lives voltadas a tirar dúvidas dos candidatos quanto às etapas do processo de seleção. Durante este período, também serão publicados diversos conteúdos nas redes sociais do PPGCOM.

O conceito da campanha, conforme um de seus idealizadores, o docente Dôuglas Ferreira, é destacar a diversidade de públicos para os quais o mestrado pode ser uma oportunidade única de conhecimento.

“Há uma diversidade de pontos diferentes que as pessoas têm ou que elas estão. Foi pensando nessa ideia de que o mestrado pode ser uma ponte para qualquer um desses públicos; o que queremos propor é que o ponto que você está pode ser inspiração para o seu projeto. O ponto de sua carreira pode servir para que você possa entrar no mestrado porque ele é para vários públicos, não apenas para quem quer seguir carreira acadêmica”, explica o professor.

 

Clique aqui para ler o edital e saber todas as informações sobre a seleção de discente regular para 2023.

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