Realizada pelo PPGCOM, palestra aborda ensaios audiovisuais como formato de divulgação científica

‘Comunicar Ciência’ recebe o professor Vicente Rodríguez Ortega e a professora Ana Mejón, ambos do Departamento de Comunicação da Universidade Carlos III de Madrid (Espanha).

Organizado pelos dois programas de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), o Seminário Internacional ‘Comunicar Ciência: Democracia, Comunicação e Audiovisual’ realiza sua terceira palestra nesta sexta-feira (27.05).

O evento recebe dois convidados, o professor Vicente Rodríguez Ortega e a professora Ana Mejón, ambos do Departamento de Comunicação da Universidade Carlos III de Madrid (Espanha). Na oportunidade eles apresentam a palestra ‘Ensayos Audiovisuales: Tipos, Métodos y Prácticas’, em que discutem e apresentam o ensaio audiovisual como um formato acadêmico que ganhou presença relevante nos últimos anos em eventos e publicações científicas.

Ortega e Mejón pertencem ao Grupo de Investigação ‘Televisão-Cinema: Memória, Representação e Indústria (Tecmerin)’, criado em 2006 pelo professor de Comunicação Audiovisual Manuel Palacio. Eles desenvolvem a sua atividade de pesquisa no recém-criado Instituto Universitário de Cinema Espanhol UC3M. Desde 2018, editam a publicação a Tecmerin, uma revista Ensaio Audiovisual, a primeira publicação acadêmica de língua espanhola dedicada ao ensaio em vídeo.

O Seminário é o primeiro evento internacional realizado em conjunto pelo PPGCOM e pelo ECCO. O evento teve início no dia 13 de maio, com a palestra do professor João Carlos Massarolo e vai até o dia 8 de julho. Na última sexta-feira, dia 20 de maio, a participação foi da professora Claudia Magallanes Blanco, da Universidad Iberoamericana (Puebla/México).

Durante nove semanas são apresentadas palestras ministradas por prestigiados pesquisadores de diversas instituições públicas das diversas regiões brasileiras, além de cientistas do México, da Espanha e de Portugal. O principal objetivo é debater novas formas de comunicar ciência e a democratização da cultura científica no contemporâneo. Também é tema de discussão o lugar da ciência, dos cientistas e da comunicação de ciência no contexto digital, especialmente na era em que notícias falsas, que invalidam o valor da ciência, são propagadas de maneira tão veloz.

Fazem parte da organização do evento a professora doutora Maristela Carneiro, coordenadora do ECCO, o professor Bruno Araújo, coordenador do PPGCOM, e o professor Benedito Diélcio Moreira, líder do Multimundos. A coordenação é do professor Pedro Pinto de Oliveira. A palestra, que será realizada em língua espanhola, tem início às 14h30, no canal do PPGCOM no Youtube, neste link.

Tags
Acessbilidade