Palestra do professor João Massarolo, no Seminário Internacional ‘Comunicar Ciência: Democracia, Comunicação e Audiovisual’, acontece nesta sexta-feira (13.05).
O mundo midiático vem passando por transformações cada vez mais aceleradas nos últimos anos. Diversos estudos pelo mundo estão atualmente voltados a entender a mudança de foco da estratégia econômica que empresas de mídia vêm implementando especialmente a partir da década de 2010. Uma das chaves desta discussão é plataformização da televisão, que estaria sendo materializada pela noção dos portais, que oferecem conteúdos sob assinatura que podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer hora.
É sob essa perspectiva que o professor e pesquisador João Carlos Massarolo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), discute a “Plataformização da Televisão Brasileira: Empresas de Mediatech” nesta sexta-feira (13.05), no Seminário Internacional ‘Comunicar Ciência: Democracia, Comunicação e Audiovisual’, com mediação dos professores Pedro Pinto de Oliveira e Benedito Dielcio Moreira. O evento será transmitido pelo canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Cineasta, diretor, professor universitário e doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP), Massaro estuda atualmente narrativa transmídia. Desde o começo do ano, ele cordena na UFSCar o projeto de pesquisa “Desafios da plataformização da ficção seriada televisiva brasileira”, em que analisa as implicações decorrentes do processo de plataformização da ficção seriada televisiva brasileira, que transformou o storytelling televisivo numa marca com alto valor agregado para a principal empresa de mídia do país, o Grupo Globo.
A palestra do professor é a primeira a ser apresentada no Seminário Internacional. O evento, que acontece entre os dias 13 de maio e 8 de julho, conta com palestras que serão ministradas por prestigiados pesquisadores de diversas instituições públicas das diversas regiões brasileiras, além de cientistas do México, da Espanha e de Portugal. A participação do professor Massarolo tem início às 14h30, horário de Brasília, neste link.
O Seminário tem como principal objetivo debater novas formas de comunicar ciência e a democratização da cultura científica no contemporâneo. Também é tema de discussão o lugar da ciência, dos cientistas e da comunicação de ciência no contexto digital, especialmente na era em que notícias falsas, que invalidam o valor da ciência, são propagadas de maneira tão veloz. Realizado pelo PPGCOM e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), o evento encerra inscrições para certificação, que estão disponíveis neste link, na quinta-feira (12.05).
Fazem parte da organização do evento a professora doutora Maristela Carneiro, coordenadora do ECCO, o professor Bruno Araújo, coordenador do PPGCOM, e o professor Benedito Diélcio Moreira, líder do Multimundos. A coordenação é do professor Pedro Pinto de Oliveira.
Confira o resumo da palestra:
“Plataformização da Televisão Brasileira: Empresas de Mediatech”
Nesta apresentação pretendemos analisar o processo de plataformização da televisão brasileira que transformou o narrativa televisiva em uma marca de alto valor agregado no principal estrutura da televisão online no país: a plataforma
Globoplay, do Grupo Globo. Nesse contexto, as emissoras de televisão tornaram-se produtores de conteúdo e centralizaram suas operações no núcleo digital da empresa, o que permitiu a Grupo Globo investisse em tecnologia, expandindo seus negócios e se posicionando estrategicamente no campo das empresas que se tornaram Media Tech Companies, como Amazon, Disney, Google, Facebook, entre outras. O estudo da mudança de paradigma da televisão permitirá uma melhor compreensão dos processos de convergência mídia e tecnologia do ecossistema de mídia.