Cineclube Coxiponés lança chamada para publicação de livro sobre cinema em MT

Atividade integra comemorações pelos 45 anos da instituição cultural da UFMT.

Está aberta a chamada para publicação de textos que poderão integrar o livro “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso”, lançado como parte das atividades de comemoração dos 45 anos de fundação do Cineclube Coxiponés (ocasião que remonta a 21 de janeiro de 1977). A chamada, que tem prazo de submissão de textos até 30 de junho, pode ser acessada pelo link (encurtador.com.br/demI3). A publicação constituirá o primeiro volume de uma coleção editada pelo Cineclube na intenção de promover e divulgar a reflexão sobre o cinema e o audiovisual por meio da organização e da publicação de livros anuais disponibilizados de modo gratuito ao público interessado. O lançamento do volume está previsto para a semana de realização da 22ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da UFMT, no mês de novembro.

 

“Nessa fase atual, inaugurada com os 45 anos do Cineclube Coxiponés, imaginamos uma nova frente de atuação que envolve a organização de publicações dedicadas à discussão de questões referentes ao cinema e ao audiovisual local, brasileiro e mundial. Dessa maneira, o projeto soma-se à MAUAL e a outras mostras e atividades de preservação, cineclubismo e divulgação audiovisual que vêm sendo desenvolvidas de forma ininterrupta em mais de quatro décadas de atuação”, enfatiza Letícia Capanema, Supervisora do Cineclube Coxiponés.

 

Em sua primeira edição, a coleção pretende reunir reflexões sobre o cinema e o audiovisual em Mato Grosso que privilegiem perspectivas históricas, historiográficas, críticas e analíticas. Serão aceitos artigos, ensaios, críticas de obras audiovisuais e resenhas de outras publicações que versem sobre a produção mato-grossense em sua multiplicidade de manifestações, como: pioneiro/as; cinema e audiovisual negro; cinema e audiovisual indígena; cinema e audiovisual realizado por mulheres; cinema e audiovisual LBGTQIAP+; produção universitária e estudantil; produção televisiva; videoarte; cineclubismo; coletivos audiovisuais; crítica fílmica; entre outros.

 

Integram a comissão de organização do livro Letícia Xavier de Lemos Capanema, docente do PPGCOM, e Diego Baraldi, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT campus Cuiabá, Gilson Moraes da Costa, professor do Curso de Jornalismo da UFMT campus Barra do Garças, e Aline Wendpap Nunes de Siqueira, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).

 

Sobre o Cineclube Coxiponés
O Cineclube Coxiponés da UFMT é o cineclube mais antigo em funcionamento em Mato Grosso e tem uma história de 45 anos de difusão, reflexão e estímulo à produção audiovisual. Realiza ações regulares de exibição e debate de filmes, formando plateias para o cinema autoral e independente. Além do acesso ao acervo de filmes, oferece oficinas de realização audiovisual e promove a difusão e o intercâmbio de ações cineclubistas em Mato Grosso. Desde 2002 promove a MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, importante janela para a produção audiovisual de curta duração em Mato Grosso. Ao longo de sua trajetória, a MAUAL também vem se consolidando como a principal vitrine para a produção audiovisual universitária e independente de Mato Grosso. Mais informações pelo telefone 65 3615-8349 e pelas redes sociais @cinecoxipones e facebook.com/coxipones.com

 

Serviço
O quê: Lançamento da chamada para publicação do livro “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso”, organizado pelo Cineclube Coxiponés da UFMT.
Quando: De 26 de abril a 30 de junho de 2022.
Onde: Os textos devem ser enviados para o email cinecoxipones@gmail.com . Condições para submissão na chamada (link: encurtador.com.br/demI3).
Quanto: Submissão de textos gratuita e sujeita à análise/seleção da Comissão de Organização do livro.
Mais informações: 65 3615-8349

Acessbilidade