Inscrições estão disponíveis entre os dias 04 e 12 de maio, gratuitamente.
Realizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o Seminário Internacional ‘Comunicar Ciência: Democracia, Comunicação e Audiovisual’ abre inscrições nesta quarta-feira (04.05) até o dia 12 de maio. O evento acontece entre os dias 13 de maio e 8 de julho, de maneira virtual.
A inscrição, que deve ser realizada neste link, é gratuita e aberta ao público. É necessário que o formulário seja preenchido para que o participante tenha direito à certificação que será emitida pelos programas responsáveis pela iniciativa. O certificado estará disponível apenas para quem participar de pelo menos 60% das atividades do evento, mediante preenchimento da lista de presença.
Ao todo, serão nove palestras que serão ministradas por prestigiados pesquisadores de diversas instituições públicas das diversas regiões brasileiras, além de cientistas do México, da Espanha e de Portugal. O Seminário tem como principal objetivo debater sobre o lugar da ciência, dos cientistas e da comunicação de ciência no contexto digital, especialmente na era em que notícias falsas, que invalidam o valor da ciência, são propagadas de maneira tão veloz, sem que seus autores sejam identificados.
Todo o Seminário será transmitido pelo canal do PPFCOM/UFMT no Youtube, sempre às 14h30 (horário de Cuiabá), com exceção da palestra “Ciência e Opinião Pública: Diferendo e Deliberação”, ministrada pelo Prof. Dr. João Carlos Correia, da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal, que acontece no dia 01º de julho, a partir das 13h30 (horário de Cuiabá).
O evento será aberto pelo professor João Massarolo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no dia 13 de maio. Na oportunidade, Massarolo, que é doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP), discute a “Plataformização da Televisão Brasileira: Empresas de Mediatech”. A palestra será mediada pelos professores Pedro Pinto de Oliveira e Benedito Diélcio Moreira, da UFMT.