O evento, em parceria com o ECCO, reúne pesquisadores de diversos países para debates sobre novas formas de comunicar ciência e a democratização da cultura científica no contemporâneo.
Os Programas de Pós-graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizam entre os meses de maio e junho, o Seminário Internacional ‘Comunicar Ciência: Democracia, Comunicação e Audiovisual’. O evento reúne pesquisadores de diversos países para debates sobre novas formas de comunicar ciência e a democratização da cultura científica no contemporâneo.
O Seminário tem como principal objetivo debater sobre o lugar da ciência, dos cientistas e da comunicação de ciência no contexto digital, especialmente na era em que notícias falsas, que invalidam o valor da ciência, são propagadas de maneira tão veloz, sem que seus autores sejam identificados. Conforme explica o professor doutor Pedro Pinto de Oliveira, coordenador do evento, um dos propósitos é refletir sobre os desafios atuais que a cultura científica enfrenta de se transformar e de buscar novos modos de comunicação entre os pares e com a sociedade.
“Buscamos oferecer ao público, pesquisadoras e pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado, a oportunidade de um debate para aprofundar essas questões contemporâneas sobre a relação entre Ciência, Arte e Democracia; novas formas de comunicar ciência; os embates com os ativismos de negacionistas que atacam a cultura científica, os cientistas e a própria ideia do conhecimento como transformação da sociedade”, afirma o coordenador do seminário.
A lista de convidados é composta por prestigiados professores e pesquisadores de instituições públicas das diversas regiões brasileiras, além de cientistas do México, da Argentina, da Espanha e de Portugal. Entre os temas abordados pelos professores está o debate sobre o ensaio audiovisual científico; celebrização de cientistas no contexto da pandemia; relações entre ciência e opinião Pública; plataformização da televisão brasileira; como comunicar a verdade em tempos de desinformação.
Fazem parte da organização do evento a professora doutora Maristela Carneiro, coordenadora do ECCO, o professor Bruno Araújo, coordenador do PPGCOM, e o professor Benedito Diélcio Moreira, líder do Multimundos.
As inscrições serão abertas, em breve, ao público interessado, de maneira gratuita e online. Além do PPGCOM e do ECCO, a realização do evento também tem parceria com do Grupo de Pesquisa Multimundos e do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC).
Confira o cronograma de participação dos convidados:
13/05 – Prof. Dr. João Massarolo – Universidade Federal de São Carlos.
20/05 – Profa. Dra. Claudia Magallanes Blanco – Universidade Iberoamericana – Puebla/México.
27/05 – Profa. Dra. Ana Mejón e Prof. Dr. Vicente Rodriguez Ortega – Universidade Carlos III de Madrid/ Revista Tecmerin de Ensaios Audiovisuais.
03/06 – Profa Dra. Caterina Cucinotta – Universidade Nova de Lisboa e Prof. Dr. Jesús Ramé – Universidade Rei Juan Carlos/Madrid.
10/06 – Prof. Dr. Daniel H. Cabrera – Universidade de Zaragoza/Espanha.
17/06 – Prof. Dr. Pedro Pinto de Oliveira e Prof. Dr. Benedito Diélcio Moreira – ambos da Universidade Federal de Mato Grosso
24/06 – Prof. Dr. Gil Baptista Ferreira – Instituto Politécnico de Coimbra/Portugal.
01/07 – Prof. Dr. João Carlos Correia – Universidade da Beira Interior/Portugal.
08/07 – Profa. Dra. Paula Guimarães Simões – Universidade Federal de Minas Gerais.
Transmissão pelo Youtube
As apresentações terão duração média de uma hora, com trinta minutos no final para perguntas dos internautas. Todo o Seminário será transmitido pelo canal do Youtube do PPGCOM, neste link.