PPGCOM estreia nova sala com painel artístico pintado pela radialista Fernanda Fidelis

A obra retrata ícones do estudo em Comunicação e incentiva a curiosidade pela pesquisa acadêmica.

Painel decorativo do PPGCOM. A artista responsável pelo obra, Fernanda Fidelis, aparece no canto direito da foto. Após mais de um ano de ensino remoto em razão da pandemia de covid-19, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), dá início às suas atividades presenciais. Com o objetivo de inspirar professores e mestrandos, o programa estreou esta semana um painel artístico a caminho da nova sala da sala onde funcionará os atendimentos de secretaria e coordenação.

A obra é uma criação da radialista Fernanda Fidelis, recém graduada pela UFMT. O painel simboliza elementos diversos da área da Comunicação e ressalta a força do primeiro programa de mestrado em Comunicação no estado de Mato Grosso.

Para Fernanda, a ideia da arte foi tomando vida por conta própria conforme ia pintando. “Quis colocar a logo no centro, as duas linhas de pesquisas [do programa] nas laterais e depois foi colocar os ícones que representam o trabalho do comunicador”, disse.

Após dois dias seguidos de trabalho intenso, o resultado disso foi um painel semelhante a uma lousa de sala de aula, com itens variados compondo o quadro. Quanto mais se observa a parede, mais elementos novos saltam aos olhos.

Em relação a uma das figuras presentes na obra, Fernanda explica que a inspiração fluiu naturalmente e, quanto ao significado das coisas – como todo artista -, ela conta que prefere que fique aberto às mais diferentes interpretações.

“Eu não pensei em nada específico. Fiz dois bonequinhos, um céu e as pessoas interpretam como quiserem. É muito legal eu poder pintar uma parede ali no PPGCOM logo depois de eu ter me formado”, contou.

A artista espera que o painel se torne um símbolo para o programa e, em alguma medida, sirva para mostrar ao novos alunos os passos da pós-graduação, uma vez que o quadro apresenta várias figuras acadêmicas, como a avaliação da Qualis, passos da metodologia científica e dicas para viver o ambiente da academia, com o currículo Lattes atualizado, por exemplo.

“Eu fico imaginando a cena de alguém que passou no mestrado e que vai tirar uma foto ali no painel. Se isso virar um ícone do PPGCOM, então isso foi um sucesso”, disse.

A criação da arte contou com apoio dos professores do PPGCOM, Bruno Araújo e Tamires Coêlho. Outros estudantes de graduação também auxiliaram na confecção, como Jenisson Bartniski, Verônica Rocha e Rogério Júnior.

Tags
Acessbilidade