Professor do PPGCOM é nomeado a prêmio internacional de pesquisa em Jornalismo

Artigo escrito por Bruno Araújo em parceria com Hélder Prior foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa Democracia Mediatizada, do PPGCOM.

Um estudo desenvolvido pelo professor Bruno Araújo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM/UFMT), foi nomeado neste mês para um dos mais importantes prêmios de pesquisa em Jornalismo do mundo, o Bob Franklin Journal Article Award. O artigo em questão é o Framing Political Populism: The Role of Media in Framing the Election of Jair Bolsonaro (disponível neste link), desenvolvido em parceria com professor Hélder Prior, da Universidade Autónoma de Lisboa e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS). 

A pesquisa qualitativa, publicada pela revista Journalism Practice em 2021, investiga a construção de enquadramentos em editoriais da imprensa brasileira e internacional sobre a eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil. Os autores buscam compreender em que medida esses quadros interpretativos do novo presidente brasileiro expressam categorias semânticas da retórica populista. São analisados 22 editoriais de jornais brasileiros e estrangeiros publicados durante um período das eleições presidenciais de 2018, sendo os nacionais O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha S. Paulo; e os internacionais El Pais, The Guardian, Público, Le Monde, Liberátion e The New York Times.

O estudo testa duas hipóteses principais: a primeira, de que os jornais adotaram categorias de populismo para qualificar e enquadrar politicamente a candidatura de Jair Bolsonaro; e a segunda de que a mídia brasileira tentou “normalizar” a candidatura de Bolsonaro assumindo uma posição menos assertiva do que aquela da imprensa internacional, que sempre o enquadrou como um líder populista. Entre os achados da pesquisa, está a constatação de que os jornais incorporaram muitas das categorias que constituem uma liderança populista. No entanto, apesar de reconhecer que o governo democrático pode estar em risco, o estudo destaca que os jornais brasileiros insistiram que as eleições “provaram a força da democracia”.

“Como o enquadramento se relaciona diretamente com o contexto social, a estratégia para normalizar a candidatura de Bolsonaro pode ser vista como resultado das posições editoriais de longa data dos jornais brasileiros. Um dos interesses mais evidentes dos jornais é defender as políticas neoliberais para a economia. (…) Em 2018, os interesses da mídia foram representados nas propostas do economista ultraliberal que se tornou ministro da Economia no governo Bolsonaro. Assim, apesar do viés autoritário do líder, os jornais recuaram em suas ameaças na esperança de mudar a política econômica”, apontam os autores. 

O Bob Franklin Journal Article Award é o resultado da colaboração entre as renomadas revistas científicas ‘Digital Journalism’, ‘Journalism Practice’ e ‘Journalism Studies’, que busca reconhecer pesquisas que contribuam para a compreensão das conexões entre cultura e sociedade e práticas de jornalismo, estudos de jornalismo ou mídia digital e novas tecnologias. Para o professor Bruno Araújo, a escolha de seu artigo em parceria com o professor Hélder Prior é motivo de orgulho e um indicativo de que o Brasil é um cenário que interessa, cada vez mais, a pesquisa em comunicação no contexto internacional. 

Receber o reconhecimento de publicações com esta relevância e importância só pode ser motivo de muito orgulho, de muita alegria, mas, sobretudo, de reconhecimento de que a pesquisa é sempre fruto de um trabalho coletivo de articulações diversas.

Prof. Bruno Araújo Professor do PPGCOM e autor, ao lado Prof. Helder Prior, de artigo nomeado ao Bob Franklin Journal Article Award.

“Ficamos muito felizes que este trabalho possa ter chamado atenção no sentido de mostrar a participação que os meios de comunicação no país tiveram na eleição de Jair Bolsonaro. Tudo isso é motivo também de responsabilidade para continuarmos pesquisando e procurando refletir sobre os impactos, sobre as ameaças do populismo autoritário representado por Jair Bolsonaro. Além disso, receber o reconhecimento de publicações com esta relevância e importância só pode ser motivo de muito orgulho, de muita alegria, mas sobretudo também de reconhecimento de que a pesquisa é sempre fruto de um trabalho coletivo de articulações diversas, de debates que se travam nos diferentes espaços do saber científico”, destaca o pesquisador. 

O artigo nomeado ao prêmio foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa Democracia Mediatizada, do PPGCOM. O projeto, coordenado por Araújo, realiza estudos e discussões voltados à análise das relações entre meios de comunicação e as esferas da política e da justiça durante o pleito eleitoral de 2018 no Brasil. Na avaliação do pesquisador, pesquisas desta natureza contribuem para aprofundar o próprio entendimento sobre a democracia. “A comunicação é uma instância fundamental da constituição da nossa sociedade. Portanto, estudos que procuram avaliar qual é o impacto, qual é a influência e como os meios podem atuar neste sentido são muito bem-vindos e são muito importantes”. 

Entre os meses de março e abril, o estudo, publicado em inglês, está disponível para acesso gratuito na plataforma Taylor & Francis Online. A lista completa de trabalhos nomeados pode ser acessada no site do prêmio, neste link

Tags
Acessbilidade