Documento regulamenta o funcionamento interno do Programa
A Pró-reitoria de ensino de pós-graduação da UFMT homologou, em 17 de fevereiro, o novo Regimento Interno do Programa de Pós-graduação em Comunicação. O documento regulamenta o funcionamento interno do Programa, com normas sobre o regime didático, prazos discentes e requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação.
Entre as novidades das novas regras, está o sistema de créditos necessários para a conclusão do curso. Além de 12 créditos em disciplinas obrigatórias, os pós-graduandos terão de cumprir outros 8 créditos em disciplinas optativas, dentro ou fora do PPGCOM, e 4 créditos, no mínimo, em atividades curriculares.
As atividades curriculares contemplam publicação de artigos em periódicos da área, participações em eventos, atuação nas instâncias de representação discente e outras atividades que conferem créditos ao estudante. Em breve, o Colegiado divulgará a tabela das atividades curriculares no âmbito do PPGCOM.
Os estudantes matriculados até a aprovação do documento, em 14 de dezembro de 2021, poderão permanecer sob a égide do anterior regimento, no que diz respeito aos créditos e requisitos para conclusão do curso. Mas, se preferirem, podem migrar para o novo regime. Neste caso, precisarão enviar manifestação de vontade ao Colegiado, que analisará o caso.
Já os alunos regulares matriculados em 2022/1 já serão regidos pela nova norma regimental do PPGCOM.
O novo Regimento Interno, aprovado pelo Colegiado do Programa, após ampla discussão com o corpo docente e discente, surgiu por determinação da Resolução Consepe Nº 81, de 30 de novembro de 2020, alterada pela Resolução Consepe Nº 206, de 11 de março de 2022, que alterou as normas de funcionamento da pós-graduação strictu sensu na UFMT e abriu prazo para todos os PPG da instituição atualizarem os seus regimentos.
Consulte o novo Regimento Interno do PPGCOM