PPGCOM publica edital de alunos especiais para o semestre 2022/1

Inscrições ocorrem, por e-mail, de 2 a 6 de março de 2022; cada candidato pode cursar até duas disciplinas no semestre

A Coordenação do PPGCOM-UFMT publicou nesta quarta-feira, 22, edital da seleção simplificada para alunos especiais no semestre letivo de 2022. Podem participar os estudantes graduados em qualquer área do conhecimento.

As vagas são ofertadas por disciplina, e os candidatos são avaliados pelos docentes da disciplina, de acordo com o currículo e o perfil acadêmico.

Na ficha de inscrição, o candidato deverá construir argumentação que mostre a razão pela qual se interessa pela disciplina.

Em 2022/1, três disciplinas oferecem vagas para alunos especiais: Comunicação e Poder: perspectivas teóricas e epistemológicas (Obrigatória, 7 vagas), Comunicação, Mediações e Práticas Socioculturais (Optativa, 4 vagas) e Cultura da Imagem, Cinema e Filosofia: perspectivas audiovisuais e ativismos (Optativa, 4 vagas).

As aulas, que terão início na semana de 21 de março, começam de forma remota, mas, algumas semanas depois, retornarão ao regime presencial. A confirmação sobre a data de início das atividades presenciais ainda depende de deliberação do Colegiado.

O que é aluno especial?

O aluno especial é aquele que não possui vínculo de aluno regular com o Programa, mas cursa disciplinas isoladas na pós-graduação . O coordenador do PPGCOM, Professor Bruno Araújo, explica que cursar disciplinas como aluno especial pode ser o primeiro passo para quem  almeja realizar um curso de mestrado ou doutorado.

“É uma oportunidade para o aluno conhecer os temas e debates do PPGCOM e da área, a partir da temática de fundo da disciplina. Tende a ser um espaço de inspiração para a construção de um futuro projeto para a pós-graduação”, explica Araújo.

No PPGCOM-UFMT, o Regimento Interno determina que as disciplinas obrigatórias podem receber alunos especiais, mas seus créditos não poderão ser aproveitados, caso o aluno venha se tornar aluno regular depois. Neste caso, ele terá de voltar a cursar a disciplina.

Clique aqui para consultar o Edital da Seleção de Simplificada de Aluno Especial 2022/1 do PPGCOM. 

Acessbilidade