PPGCOM participa da organização do I Simpósio de Experiências Metodológicas na Comunicação

Evento virtual terá participação de pesquisadores brasileiros e latino-americanos

Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGCOM/UFMT), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza nos dias 08 e 09 de dezembro de 2021 o I Simpósio de Experiências Metodológicas na Comunicação, com transmissão aberta pela plataforma YouTube.

A professora do PPGCOM, Pâmela Saunders Craveiro, conta que o Simpósio de Experiências Metodológicas na Comunicação é uma importante iniciativa que reunirá pesquisadoras e pesquisadores de renome na comunicação.

Craveiro destaca também que é um momento que celebra a fase de conclusão do projeto de pesquisa “A análise metodológica na consolidação da prática de pesquisa no campo da Comunicação” (Edital MCTIC/CNPq n. 28/2018), que, nos últimos três anos, analisou 1800 teses e dissertações publicadas em programas de referência, possibilitando ricas parcerias entre pesquisadoras dos PPGs em Comunicação da UFMT e da UFRGS.

“Além da minha contribuição, a pesquisa contou com a colaboração, entre 2018 e 2021, de três estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFMT com bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), na modalidade iniciação científica”conclui Pâmela.

O simpósio envolverá cinco eixos de reflexão: História; Teorias; Epistemologias; Metapesquisa e Desafios e Rupturas. Confira quais serão os painelistas:

Erick Torrico – Universidad Mayor de San Andrés(Bolívia)
Efendy Maldonado – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
JianiBonin– Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
José Luiz Braga – Universidade Federal de Goiás (UFG)
Lisiane Aguiar – Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Luís Mauro Sá Martino – Fundação Cásper Líbero (FCL)
Nilda Jacks – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Maria AtaideMalcher – Universidade Federal do Pará (UFPA)
Maria Immacolata Vassalo Lopes – Universidade de São Paulo (USP)
Marialva Carlos Barbosa – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Raúl Fuentes Navarro – Universidad de Guadalajara (México)
Rosane Borges – Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais (Colabor) e Universidade de São Paulo (USP)
Vera Regina Veiga França – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Para ver a programação e fazer as inscrições com certificados gratuitos  é preciso acessar, até o dia 07 de dezembro, o link: https://www.even3.com.br/simpexperienciasmetodologicas/

Matéria escrita por Marina Camargo (estudante de graduação em Jornalismo) e editada por Safira Campos (mestranda do PPGCOM), no âmbito do projeto de extensão ‘Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder’.

Tags
Acessbilidade