Mestrando do PPGCOM recebe prêmio na XII Mostra de Pós-Graduação da UFMT

A premiação reconheceu o melhor trabalho de cada PPG, entre os que foram apresentados

Na última sexta-feira, 5 de novembro, aconteceu a sessão de encerramento da XII Mostra de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nela foram divulgados os melhores trabalhos de cada PPG, conforme avaliação realizada por uma comissão interna. Pelo PPGCOM, o trabalho premiado foi “Vozes Cidadãs: Podcasts Inseridos em Redes de Divulgação Coletiva”, de autoria do mestrando Antônio Carlos Silva e orientado pelo professor Luãn Chagas.

Antônio Carlos Silva, que também atua como jornalista, declarou estar emocionado pelo reconhecimento acadêmico de uma universidade pública sobre uma pesquisa científica que está começando, entre tantos trabalhos importantes de colegas do campo da Comunicação. Ao mesmo tempo, compreende que o Prêmio Nicanor Palhares Sá é uma conquista coletiva.

“Ele é uma consequência direta dos conhecimentos e indicações que recebo do meu orientador, o Prof. Dr. Luãn Chagas, dos ensinamentos dele e dos demais docentes do PPGCOM e dos pesquisadores convidados de outros programas, da minha aprendizagem junto a colegas mestrandos, regulares, especiais e visitantes; e das reflexões que faço, sozinho ou com minha família. A todas essas pessoas, minha gratidão. ”

O orientador da pesquisa, professor Luãn Chagas, diz estar muito feliz com a possibilidade desse prêmio que reconhece as pesquisas de excelência que são realizadas dentro do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMT.

Prof. Dr. Luãn Chagas, orientador da pesquisa e docente do PPGCOM

“Para nós é um reconhecimento muito importante e que demonstra não só a importância da ciência na área da comunicação, mas da consolidação das pesquisas que estão em desenvolvimento dentro do âmbito do programa de pós que nós temos hoje na Universidade Federal de Mato Grosso” ressalta Chagas.

Antônio conta que o trabalho Vozes cidadãs: podcasts inseridos em redes de divulgação coletiva parte do seguinte problema de pesquisa: como podcasts produzidos por grupos sociais tradicionalmente marginalizados (ou subalternizados) na sociedade brasileira atuam na circulação dos produtos em meio ao contexto de plataformização?

O mestrando acrescenta que o objetivo do estudo científico é o de analisar como o processo comunicativo do podcast, enquanto lugar de fala, transcende a plataforma digital de áudio em redes de divulgação coletiva na internet e contribui para o exercício da cidadania comunicativa de grupos sociais vítimas de silenciamento social, como indígenas, LGBTQIA+, mulheres, negros, PCD’s e pessoas de baixa renda que moram em bairros de periferia.

Destaca, ainda, que estes grupos sociais estão entre as principais vítimas identificadas no  Atlas da Violência no Brasil, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e estão entre os mais prejudicados pela pandemia da Covid-19.

 

Sobre a pesquisa

Antônio explica que o trabalho começou com o levantamento bibliográfico de estudos científicos sobre as palavras-chave do problema de pesquisa: Podcast enquanto rádio expandido Kischinhevsky (2016);plataformização, a partir de Poell; Nieborg; Van Dijck, (2020); redes de divulgação coletiva, pensadas a partir de Rocha; Pereira, (2007); grupos sociais marginalizados e/ou subalternizados, com a contribuição de Spivak (2010);  e cidadania comunicativa, por meio da discussão promovida por autores como Mata (2006); Peruzzo (2018); Cogo; Machado (2010); Worttrich (2013).

Na internet, houve a busca de redes de divulgação coletiva representativas desses grupos sociais por termos com uso da hashtag #podcasters e a nomenclatura dos grupos. Inicialmente, foram identificadas sete redes de divulgação coletiva de podcasters produzidos por grupos sociais brasileiros marginalizados e/ou subalternizados: #negrospodcasters, #podcasternegros, #PodosferaPreta (ou #podosferapreta); #mulherespodcasters, #OPodcastÉDelas; #LGBTpodcasters; e #CoronaNasPeriferias.

Antônio Carlos, mestrando ganhador do prêmio de melhor trabalho do PPGCOM na XII Mostra de Pós-Graduação da UFMT

“Ao final da coleta dos dados, estes serão analisados conforme as teorias obtidas na pesquisa bibliográfica. Depois, começa a dissertação, que passa pela qualificação, ajustes e aprofundamentos e termina com a defesa. Até lá, há a participação em aulas do PPGCOM e eventos científicos, publicações de artigos e troca de conhecimentos com os professores e colegas. Para mim, tem sido um caminhar instigante, desafiador e prazeroso.” conclui Antônio.

 

 

XII Mostra de Pós-graduação

Participaram da XII Mostra de Pós-graduação da UFMT 15 discentes do PPGCOM com apresentação das pesquisas que estão em andamento nas duas linhas de pesquisa do Programa, Política e Cidadania e Estéticas e Narrativas.

 

* Referências citadas neste texto

 COGO, Denise; MACHADO, Sátira. Redes de negritude: usos das tecnologias e cidadania comunicativa de afro-brasileiros. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIII. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010. Recuperado em: https://sites.unipampa.edu.br/satiramachado/files/2020/07/redes-de-negritude.pdfAcesso em 11 mai. 2021

 KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais : mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1. ed. – Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

 MATA, María Cristina. Comunicación y ciudadanía. Problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. Nª VIII(1). Porto Alegre: Unisinos, janeiro/abril 2006, pp. 5-15.

 PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Possibilidades, realidade e desafios da comunicação cidadã na web. Revista MATRIZes, V. 12, Nº 3, set./dez. 2018. Disponível em: 142473-Texto do artigo-327479-1-10-20181228.pdf Acesso em: 27 ago. 2020.

 POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. Vol. 22, nº 1. Porto Alegre: Unisinos, janeiro/abril 2020. doi: 10.4013/fem.2020.221.01 Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem2020.221.01/60747734Acesso em 15 jul. 2021 

ROCHA, Antonieta; PEREIRA, Alda. Grupos, Redes e Coletivos: um contributo para entender a teoria de Anderson e Dron. Revista Educação, Formação & Tecnologias. Portugal: Universidade Aberta, (julho‐dezembro, 2014), 7 (2), 39‐52. Recuperado em: http://hdl.handle.net/10400.2/8999 Acesso em 26 jun. 2021

 WORTTRICH, Laura Hastenpflug. Cidadania comunicativa: Apontamentos escassos de um campo de batalhas. IV Conferência Sul-Americana e IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. Curitiba, UFPR, ago. 2013. Acesso em: 15 ago. 2020

 

Matéria escrita por Marina Camargo (estudante de graduação em Jornalismo) e editada por Safira Campos (mestranda do PPGCOM), no âmbito do projeto de extensão ‘Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder’.

Tags
Acessbilidade