#EunoMestrado: Comissão de Seleção do PPGCOM tira dúvidas sobre o edital em live

Oportunidade para os candidatos ao mestrado tirarem dúvidas sobre o processo seletivo cujas inscrições vão de 6 a 15 de outubro

A Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participa da última live da campanha #EuNoMestrado, nesta quinta-feira (09), às 19h (horário de Cuiabá), pelo canal do PPGCOM no Youtube. Confira aqui.

O encontro é uma oportunidade para candidatos ao mestrado tirarem dúvidas sobre o processo seletivo de 2022, cujo edital já está disponível. As inscrições estarão abertas entre 6 e 15 de outubro deste ano. 

Serão oferecidas 11 vagas por ordem de classificação e distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa, sendo seis para a linha Política e Cidadania, e cinco para a linha Estéticas e Narrativas. A seleção ocorre entre os meses de outubro e dezembro, para ingresso em março de 2022.

Para a inscrição, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição, conforme regramento do edital, e efetuar o pagamento da taxa de R$ 201,70. O pagamento é feito por meio de boleto bancário emitido no site da Fundação Uniselva, durante o período de inscrições. Já as solicitações de isenção de taxa, para grupos especificados no edital, precisam ser realizadas pelo SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e direcionadas ao PPGCOM. 

Além dos documentos básicos de identificação pessoal, também é preciso apresentar uma cópia do Título de Eleitor acompanhada da Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral, sendo dispensada para estrangeiros, bem como outros documentos, que podem ser verificados no edital.

O candidato deve ficar atento à elaboração do projeto de pesquisa a ser submetido durante a inscrição. É necessário que o projeto esteja alinhado às linhas de pesquisa e aos temas de interesse de docentes que ofertam vagas nesta seleção. Veja a seguir as orientações de estrutura do projeto, conforme o edital.

O Projeto de Pesquisa deve ser apresentado em, no máximo, 12 páginas, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinhas 1,5, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, contendo:

1) Capa com título do projeto, nome do autor, linha de pesquisa a qual deseja vincular-se;

2) Resumo com até doze linhas (apresentar objetivos, método e resultados esperados) e palavras-chave (no máximo 5);

3) Introdução apresentando o tema e o problema de pesquisa;

4) Objetivos geral e específicos;

5) Justificativa da problemática e do objeto de investigação;

6) Fundamentação teórica;

7) Proposta metodológica devidamente fundamentada;

8) Cronograma para o período de 24 meses;

9) Referências, com observância das normas da ABNT.

 

#EuNoMestrado

Pensando em facilitar o processo de seleção aos possíveis candidatos, o projeto de extensão Tornar Comum, que realiza a comunicação científica do PPGCOM, criou a campanha #EuNoMestrado, com lives, interações nas redes sociais e podcasts especiais.

São seis episódios do Podcast Conversa de Pesquisa, com os professores do PPGCOM que possuem vagas abertas para orientação no edital de seleção para 2022. Eles apresentam seus projetos de pesquisa atuais e explicam o foco dos estudos. O candidato deve alinhar o seu projeto de pesquisa aos interesses dos docentes para aumentar as chances de ser bem avaliado na seleção. Confira todos os episódios aqui

As lives também trouxeram os professores do Programa para interagir com o público e tirar dúvidas, além de oferecer dicas de preparação para o processo seletivo. A primeira conversa ao vivo mostrou “Como elaborar meu projeto de pesquisa?”, com a participação das professoras Pâmela Craveiro e Letícia Capanema. Entre as dicas mais importantes destaca-se a observação do currículo Lattes dos professores que irão orientá-lo; procurar saber quais pesquisas estão em curso e também fazer uma disciplina como aluno especial para ter contato direto com a dinâmica do mestrado.

 

A segunda live tratou da segunda etapa do seletivo, em que os candidatos aprovados na fase de projeto serão avaliados pela comissão de seleção em uma arguição oral. Na live “Na hora da entrevista para a seleção, o que é preciso fazer?”, os professores Luãn Chagas e Vinicius Souza deram dicas importantes sobre como obter uma boa performance na hora de responder às perguntas da comissão. Segundo eles, esse é o momento em que o candidato precisa defender o que escreveu, destacando a relevância dele para a sociedade e porque importa para você.

 

A última live da campanha #EunoMestrado será com a Comissão de Seleção, nesta quinta (09), e terá como foco apresentar e tirar dúvidas sobre o edital. Quer entrar no mestrado? Então, vem com a gente!

Matéria escrita por Rogério Júnior (estudante de graduação em Jornalismo) e editada por Safira Campos (mestranda do PPGCOM), no âmbito do projeto de extensão ‘Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder’.

Tags
Acessbilidade