PPGCOM inaugura semestre letivo 2021/2 com aula magna sobre comunicação e política em tempos obscuros

Professoras convidadas discutiram os desafios do fazer científico em meio às crises que atravessam o país neste momento.

Como parte da Semana de Abertura do semestre letivo de 2021/2, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM/UFMT) promoveu na última quinta-feira (28) a aula magna “A pesquisa em Comunicação e Política em tempos de obscurantismo”, que contou com a participação da presidente da Compolítica, professora Isabele Mitozo (PPGCOM/UFMA-Itz) e de Malu Fontes, jornalista e professora da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Durante o evento, que teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do PPGCOM, com mediação do professor Luãn Chagas, as professoras discutiram os desafios do fazer científico em meio às crises que atravessam o país neste momento. Se em outros tempos, pesquisadores e pesquisadoras olhavam para o futuro como um lugar menos nebuloso, a política brasileira não permitiu a confirmação das expectativas. 

“Nos últimos anos, temos estudado fenômenos de tentativas de erosão das democracias modernas. As apropriações dos meios de comunicação on-line pelos indivíduos, podem levar a uma desvirtuação das funções primárias desses veículos”, pontuou Isabele Mitozo, que é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Reuters, da Universidade Oxford, reforça a apropriação dos meios de comunicação on-line. Em 2020, 43% dos brasileiros disseram preferir consumir notícias de veículos de comunicação que compartilham seu ponto de vista; 51% preferem a imparcialidade;6% gostam de ler notícias que desafiam suas visões de mundo. “É um estudo com dados interessantes, sob o ponto de vista científico, mas preocupante, muito preocupante”, acrescenta Mitozo.

É imprescindível que nossas pesquisas sejam mais aplicadas, que tenham como foco, ao menos a identificação de problemas reais e uma fala mais compreensiva.

Profa. Isabele Mitozo Presidente da Compolítica e professora do PPGCOM/UFMA-Itz.

As transformações dos meios de comunicação e a responsabilidade do jornalismo também foram tema do debate. Fontes, que é doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, destacou: “a nossa curadoria mudou e exige coordenação motora viva. Exige olhar atento e cirúrgico sobre as esferas sociais. Daqui a 10 anos teremos novas mudanças sobre a crise de asfixia econômica nas universidades, a inversão das importâncias de pautas, etc. O jornalista é uma árvore genealógica dos fatos. Precisamos conhecer a estrutura e espinha dorsal de cada núcleo de poder”.

Durante o evento, ambas manifestaram entusiasmo com o PPGCOM-UFMT, que acaba de completar um ano de funcionamento. A professora Mitozo deixou uma dica para os novos pesquisadores interessados na Pós-Graduação. “É imprescindível que nossas pesquisas sejam mais aplicadas, que tenham como foco, ao menos a identificação de problemas reais e uma fala mais compreensiva para que assim, as pessoas parem de acreditar em qualquer impropério antidemocrático”.

Confira a aula magna “A pesquisa em Comunicação e Política em tempos de obscurantismo” na íntegra

 

Mais sobre a Semana de Abertura do semestre de 2021/2

A Semana de Abertura do semestre letivo de 2021/2 do PPGCOM contou ainda com outra palestra, também disponível no canal do Youtube do Programa. “Ética na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: manejo da plataforma Brasil”, teve a participação da professora Dra. Rosângela Ribeiro, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa/Humanidades.  

 

Matéria escrita por Bruno Gonçalves (estudante de graduação em Jornalismo) e editada por Safira Campos (mestranda do PPGCOM), no âmbito do projeto de extensão ‘Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder’.

Tags
Acessbilidade